Acordão sobre o Código Florestal terá arestas aparadas no plenário do Senado, segundo a oposição

(Foto: Jane de Araújo - Agência Senado)
Acordo com ressalvas – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta terça-feira (29) que o projeto do novo Código Florestal Brasileiro será colocado em votação no plenário da Casa na quarta-feira. O governo avalia que existe entendimento entre base e oposição e que o tema é prioritário. “Vai ser uma votação que nós esperamos que seja rápida e que possa ser aprovado o texto como veio das comissões”, disse Jucá.

Segundo o senador roraimense, o requerimento de urgência será lido ainda nesta terça, em plenário. Em razão do acordo, a urgência não precisará ser votada. Na última semana, a oposição chegou a cogitar condicionar a votação do Código Florestal à do projeto de regulamentação da Emenda 29, que direciona recursos para a saúde, mas recuou.

Na opinião do senador Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, o Código Florestal é tema “prioritário”, “suprapartidário” e a oposição entende que já se chegou ao consenso. “Qualquer eventual ponto de desacordo pode ser tratado em plenário”, disse o parlamentar tucano.

Além de votação em dois turnos no Senado, o projeto do novo Código Florestal carecerá de nova votação na Câmara dos Deputados, uma vez que o texto sofreu mudanças no Senado.