Neymar fica de fora da lista final dos que disputam o prêmio de melhor jogador do planeta

Barrado no baile – Neymar é o mais destacado futebolista da atualidade em atividade no País, mas o lobby para transformá-lo no melhor jogador do mundo de 2011 fracassou. Depois de renovar as bases de seu contrato com o Santos Futebol Clube e aparecer ao lado de celebridades do futebol, como Pelé, por exemplo, Neymar apostava suas fichas na possibilidade de ser eleito o melhor jogador da temporada, prêmio que será entregue em 9 de janeiro na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Na manhã desta segunda-feira (5), a entidade máxima do futebol mundial divulgou a lista com os nomes dos três finalistas ao título de melhor jogador do mundo de 2011. De uma lista com vinte e três jogadores foram escolhidos Lionel Messi (duas vezes eleito o melhor do mundo) e Xavi, ambos do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O que mostra que o futebol espanhol continua em alta e explica o triunfo da seleção merengue na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

Mesmo de fora da disputa, o atacante Neymar concorre ao prêmio de melhor gol do ano e pode também integrar a seleção ideal de 2011. Na briga para integrar a equipe ideal estão 55 jogadores, de goleiros a atacantes, mas apenas onze serão escolhidos. O jogador do Santos FC é considerado um “intruso” no grupo, pois é o único que atua fora da Europa e em seu país de origem. Analisando os concorrentes pelo quesito país, a Espanha tem a maior quantidade de atletas indicados, com doze. O Brasil vem logo a seguir, com oito. A premiação é uma parceria entre a FIFA e a FIFPro, entidade mundial que representa os jogadores profissionais.