Vasco empata com o Flamengo e termina o Brasileirão em segundo lugar, atrás do Corinthians

Valeu o esforço – O Clube de Regatas Vasco da Gama pisou no gramado do Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, de olho na partida entre Corinthians e Palmeiras, que acontecia na capital paulista. Para não perder nenhum lance do jogo no Pacaembu, a diretoria do Vasco solicitou a instalação de um aparelho de televisão ao lado do banco de reservas.

Dono de respeitável campanha na temporada de 2011, o Vasco da Gama precisava derrotar o Flamengo e torcer por um tropeço do Corinthians na última rodada do Campeonato Brasileiro, Além da vontade de conquistar o título, os vascaínos queriam fazer uma justa homenagem ao técnico Ricardo Gomes, que ser recupera muito bem de um acidente vascular cerebral, ocorrido no mesmo Engenhão e diante do arquirrival Flamengo.

O time da Colina saiu na frente no marcador com gol do competente atacante Diego Souza, aos trinta minutos do primeiro tempo, mas, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, a partida entre cruz-maltinos e rubro-negros foi muito tensa. Aos dez minutos do segundo tempo, Renato Abreu empatou para o Flamengo, o que foi ruidosamente comemorado pelos corintianos no Estádio Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo.

Com objetivos distintos, Vasco e Flamengo também protagonizaram uma partida tensa e com muitas faltas. O árbitro Péricles Bassols Cortez foi obrigado a usar duas vezes o cartão vermelho, o que resultou na expulsão do vascaíno Jumar e do flamenguista Renato Abreu, autor do gol de empate. Já o cartão amarelo entrou em cena seis vezes. Bernardo, Fernando Prass e Eduardo Costa, do Vasco, e Alex Silva, Renato Abreu e Negueba, do Flamengo, foram advertidos.

A torcida do Vasco da Gama, que em tese deveria ficar triste e desapontada por ver o título do Brasileirão escapar, ovacionou os jogadores, que ainda dentro de campo corresponderam às manifestações. O que mostra que a tentativa de Eurico Miranda de voltar ao comando do clube pode estar com os dias contados.