Plenário do Senado aprova o texto do Código Florestal, que retornará à Câmara para nova votação

Mais um passo – Após pouco mais de seis horas de discussão, o plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (6), por 59 votos a favor e 7 contra, o texto-base do projeto do novo Código Florestal Brasileiro. O texto levado a votação foi o do relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, senador Jorge Viana (PT-AC). Na Comissão de Constituição e Justiça a relatoria coube ao senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

Setenta e oito emendas apresentadas ao projeto serão votadas separadamente ainda nesta terça-feira, seguindo acordo entre os líderes. Após a votação das emendas, o texto retornará à Câmara dos Deputados para nova apreciação, uma vez que sofreu mudanças no Senado. Uma vez aprovado na Câmara, o projeto segue para a sanção da presidente Dilma Vana Rousseff.

Antes do início da discussão da matéria no plenário do Senado, manifestantes foram Polícia Legislativa. As portas da Chapelaria do Congresso foram fechadas e um grupo de cerca de 40 manifestantes vestidos de palhaços tentaram impedir o trânsito de veículos no local. As senadoras Kátia Abreu (PSD-TO) e Marinor Brito (PSOL-PA) pediram que as galerias fossem abertas para os manifestantes que acompanhavam a votação da proposta na parte externa do Congresso, mas a proposta foi rejeitada.