Senado aprova em primeiro turno a prorrogação da DRU, que autoriza o governo a gastar 20% do orçamento

Rolo compressor – O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (8), em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU). A votação em segundo turno está marcada para o próximo dia 20 de dezembro, dois dias antes do início do recesso parlamentar.

A DRU permite ao governo federal utilizar como bem quiser o equivalente a 20% do Orçamento da União. Em 2012, esse dispositivo dará ao Palácio do Planalto o direito de empregar R$ 62 bilhões sem ter de seguir as exigências constantes no orçamento federal.

A pressão do governo para a aprovação da matéria se deve ao fato que a DRU, em vigência, vale até o próximo dia 31 de dezembro. Com isso, o Planalto terá à disposição, nos próximos anos, dinheiro público em quantidade suficiente para custear ações meramente eleitoreiras, pois até 2015 o Brasil enfrentará duas eleições. Isso faz com que o projeto de poder do PT, que entrou em marcha com a chegada de Luiz Inácio da Silva à presidência, continue avançando a passos largos.