Canteiro central do Eixo Monumental e outros 214 locais do Distrito Federal terão iluminação reforçada

Mais luz – A partir das próximas semanas, os pedestres que circulam pelo canteiro central do Eixo Monumental e por outros 214 locais do Distrito Federal vão percorrer caminhos mais iluminados. O aumento da sensação de segurança e bem-estar dessas pessoas será efeito imediato de uma medida simples e eficaz: instalar ou religar postes de luz em todas as regiões administrativas do DF. A ação está vinculada à política de Policiamento Inteligente Integrado e faz parte do projeto Segurança com Energia, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

A Subsecretaria de Operações de Segurança Pública (SOSP) da SSP/DF mapeou mais de 200 locais onde a falta de iluminação pública contribui para índices maiores de criminalidade. O levantamento foi realizado entre setembro e dezembro deste ano. A melhoria da iluminação pública nesses pontos identificados pela SSP/DF é uma prioridade para o governador Agnelo Queiroz. Ele determinou o início imediato da ação e, nas próximas semanas, começam a ser instalados e religados postes de luz em todas as regiões do DF (veja a relação dos locais abaixo).

Um eixo importante do projeto Segurança com Energia é a participação da comunidade por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). A proposta é que, além desses mais de 200 pontos identificados, esses Conselhos contribuam com a identificação de locais onde a falta de iluminação contribui para a ocorrência de crimes.

Em reunião nessa terça-feira (06/12) com o presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, apresentou o levantamento feito pela SSP/DF. “O governador Agnelo Queiroz está muito entusiasmado com essa iniciativa e orientou que fosse colocada em prática o mais rápido possível. O projeto também foi muito bem recebido pelo presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho, que inclusive fez questão de batizá-lo de Segurança com Energia”, comenta Sandro Torres Avelar.

A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida da sociedade e é um fator importante na segurança pública dos centros urbanos, contribuindo com o tráfego de veículos e pedestres e a prevenção da criminalidade. “A perfeita iluminação de avenidas, praças e ruas em geral melhora o comércio, favorece o turismo e o lazer noturno, estimula a cultura e contribui para o desenvolvimento geral da cidade”, argumenta o subsecretário da SOSP, Coronel Jooziel Freire.

A iniciativa de levar luz a lugares escuros terá efeito imediato, como a melhoria das condições de visibilidade, contribuindo para aprimorar o desempenho dos policiais militares que fazem o policiamento ostensivo da cidade. Para avaliar os resultados do projeto Segurança com Energia, a SSP/DF utilizará relatórios de análise criminal da Gerência de Análise de Fenômenos de Segurança Pública da SOSP. Foram estipuladas prioridades para a iluminação pública dos locais listados a seguir. (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal)