STJ concede habeas corpus e Marcos Valério deve ser libertado nas próximas horas, junto com sócio

Olho da rua – Acusado de ser o principal operador do “Mensalão do PT”, maior esquema de corrupção da história política brasileira, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, preso há onze dias em Salvador por causa de grilagem de terra e compra de papeis públicos, será colocado em liberdade ainda nesta terça-feira (13) em razão de habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça. Junto com Marcos Valério será colocado em liberdade um dos seus sócios, Francisco Marcos Castilho.

Titular da Polícia Interestadual (Polinter), onde os acusados estão os presos na Operação Terra do Nunca, a delegada Neide Barreto informou que aguarda a chegada dos documentos relativos à decisão do STJ para colocar Marcos Valério e Francisco Castilho em liberdade. “Chegando a documentação, nós os colocaremos em liberdade. Pode ser hoje, amanhã, às vezes até dois dias, não tem prazo. O interesse é por a pessoa em liberdade o mais rápido”, declarou a policial.

A defesa de Ramon Hollerbach, outro sócio de Marcos Valério e que também foi preso na Operação Terra do Nunca, ingressou com pedido de habeas corpus no STJ, que ainda não foi julgado. Na segunda-feira (12), Margaretti Maria de Queiroz Freitas, sócia do publicitário mineiro, foi colocada em liberdade logo em seguida à decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Responsável pelo inquérito que investiga grilagem de terra em São Desidério, cidade do interior baiano, o delegado Carlos Ferro afirmou na última semana ter identificado uma nova fraude em tributos, estimada em R$ 500 mil. A operação criminosa se deu através da sonegação do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, o chamado ITBI. Ferro disse que Marcos Valério deve ser responsabilizado pela fraude e indiciado por crime tributário.