Congestionamento nas ruas de São Paulo assusta e mostra o que pode acontecer na Copa Mundo de 2014

Teste antecipado – Toda sexta-feira é dia de trânsito intenso na capital dos paulistas. O congestionamento acima da média acontece porque muitos motoristas acabam utilizando o carro para viajar logo depois do trabalho, para fazer as compras do final de semana e também para, encerrados os compromissos profissionais, esticar em “happy hours” e baladas.

Por causa da proximidade do Natal, o volume de carros nas ruas e avenidas da maior cidade brasileira é maior, em especial nas cercanias de centros de compras, como a Rua 25 de Março (Centro) e shopping centers. Às 11 horas desta sexta-feira (16), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 107 km de congestionamento na cidade, índice acima da média para o horário.

Os registros da CET mostram que a cidade de São Paulo, que opera acima da sua capacidade em vários setores, não está preparada parta receber jogos da Copa do Mundo de 2014, a mais importante competição do futebol planetário. Por ocasião do anúncio da FIFA, em outubro de 2007, de que aponto o Brasil como sede da Copa, o ucho.info não economizou palavras para afirmar a total falta de condições do País para receber um evento de tamanha magnitude.

À época, o então presidente Luiz Inácio da Silva, como sempre abusando do messianismo, garantiu que o Brasil faria a melhor Copa de todos os tempos, mas essa não é a realidade. Até o ex-jogador Pelé, que agora defende a realização da Copa do Mundo em território verde-louro, disse que o Brasil era um sério candidato ao fiasco.

Por conta do inevitável, este site afirmou, sem medo de errar, que nos dias de jogos da Copa do Mundo a prefeitura da cidade de São Paulo seria obrigada a decretar feriado, sob pena de ter de enfrentar congestionamentos absurdos. Sempre lembrando que é difícil saber o que é mais importante para o brasileiro: o Natal ou a Copa.

Enfim, como disse certa feita um fanfarrão filósofo de botequim, “nunca antes na história deste país”.