Prefeitura de SP testa a partir da próxima semana rede wi-fi gratuita nos terminais de ônibus

Primeiro mundo – Quem espera por ônibus nos terminais da cidade de São Paulo terá à disposição, a partir de agora, a internet como aliada. A SPTrans, empresa ligada à prefeitura paulistana, iniciará na próxima segunda-feira (19) um projeto-piloto para estrear a novidade na capital que faz seus moradores gastarem, em média, 2h43 minutos diariamente no trânsito.

Os passageiros poderão usar celulares, notebook e tablets para se conectar de graça dentro dos terminais. Inicialmente, a velocidade da banda é de 4 Gigabyes, com possibilidade de ampliação para 5 ou 6. “Os testes vão durar dois meses. Ao final desse período, vamos fazer um relatório bastante circunstanciado, ou seja, determinando o tamanho da banda (de acesso) necessária”, diz Alexandre Pelegi, coordenador do núcleo de comunicação da Secretaria Municipal dos Transportes, em entrevista ao Jornal da Tarde.

Por enquanto, a tecnologia está liberada apenas para o Terminal Santo Amaro, na Zona Sul, mas em janeiro de 2012 será levada ao do Sacomã (também na Zona Sul) e ao da Lapa, na Zona Oeste. Se o projeto der certo, a expectativa é estender o acesso gratuito para os 27 terminais de ônibus da cidade, por onde circulam cerca de 2 milhões de pessoas diariamente.

Para que o passageiro consiga usufruir da conexão será necessária a confecção de um cadastro com o número do CPF. Cada pessoa terá internet livre por até 15 minutos. Passado este período, o acesso só será restabelecido depois de uma hora. Não será permitido acessar conteúdo pornográfico e baixar arquivos.

A iniciativa é bancada por empresas que já operam nos três pontos que receberão o projeto-piloto. Uma delas é a Rede Ponto-Certo, que mantém máquinas de recarga do Bilhete Único. No caso de sucesso do projeto, a prefeitura de São Paulo promoverá licitação para escolher as empresas que oferecerão o serviço aos usuários de ônibus. Nessa etapa, os terminais serão equipados com telas do tipo “touch screen”, com informações sobre os itinerários dos ônibus.

A iniciativa da prefeitura da cidade de São Paulo é merecedora de elogios, mas é importante saber qual será o grau de segurança nos terminais de ônibus, pois gatunos existem por toda a capital paulista e tablets e smartphones não custam barato. (Com informações da AdNews)