Anvisa poderá ser acionada no escândalo internacional das próteses francesas de silicone

(Foto: Sebastien Nogier - AFP Photo)
Peito aberto – Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias de 2011 foi o escândalo das próteses mamárias de silicone, assunto que levou o governo da França a agir com celeridade para evitar problemas decorrentes da má qualidade dos produtos fabricados pela empresa PIP, cujo dono, Jean-Claude Mas, de 72 anos, está foragido e é procurado pela Interpol. De acordo com o jornal Sunday Telegraph, as rupturas ocorridas nas próteses da PIP no Reino Unido são sete veze maiores que os índices registrados até então.

O ucho.info conversou com um experiente cirurgião plástico que realizou cinquenta implantes utilizando as próteses fabricadas pela francesa PIP. Apenas uma de suas pacientes buscou informações sobre os procedimentos a serem adotados diante do alerta do governo francês.

O nosso entrevistado disse que a substituição das próteses deve ser analisada com cautela, mediante exames. De acordo com o médico, no Brasil pelo menos dez mil próteses da PIP foram implantadas. O custo para substituí-las, caso a necessidade seja comprovada, será de no mínimo R$ 35 milhões.

Se o alerta do governo da França for levado a cabo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá ser acionada, pois cabe ao órgão a concessão do registro de produtos farmacêuticos e medicinais, entre tantos outros. De tal modo, o governo federal terá pela frente um problema considerável.