Andamento das obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, agrada FIFA e ministro do Esporte

(Foto: Manu Dias - Secom-BA)
Ritmo acelerado – Na tarde desta terça-feira (17.10), o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), o ex-atacante da Seleção Brasileira e membro do conselho administrativo do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (COL), Ronaldo Nazário de Lima, e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), visitaram a Arena Fonte Nova, em Salvador. Depois de um sobrevoo, a comitiva percorreu parte das obras e assistiu a uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos.

Jérôme Valcke fez um balanço da primeira parte da visita ao Brasil, que começou por Fortaleza. “É muito impressionante o que vimos hoje (em Fortaleza e Salvador). Não há razão para não acreditar que os estádios serão entregues para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo”, detalhou Valcke. Os responsáveis pela obra esperam concluir 51% da construção ainda em janeiro. No entorno da arena são executados vários programas sociais, como formação de mão de obra e inclusão social de ex-presidiários e moradores de rua.

O dirigente da FIFA também se empolgou com a reação dos funcionários ao verem o ex-atacante. “Falei com o Ronaldo e ainda vamos conversar com o Ricardo Teixeira. Depois da empolgação e do comprometimento que vimos dos operários hoje, não há motivo para que o que aconteceu na África do Sul não se repita aqui, e cada um dos trabalhadores tenha seu ingresso garantido para assistir a pelo menos uma partida no estádio que estão ajudando a erguer”, prometeu.

O ministro Aldo Rebelo afirmou que Bahia e Salvador mostraram que estão dentro do cronograma e que têm capacidade para receber grandes eventos. “O governo não tem duvida nenhuma de que Salvador tem capacidade para acolher a Copa do Mundo na expectativa que o Brasil e o mundo têm. A cidade está acostumada a receber pessoas para eventos de grande escala. O aeroporto, a hotelaria, as pessoas e a simpatia funcionam bem em momentos como o carnaval, e não há razão para que não funcione na Copa”, afirmou.

A comitiva foi recebida com festa pelos operários, que aplaudiram e fizeram cantos de guerra. Segundo o governador baiano Jaques Wagner, ao verem Ronaldo os operários se empolgaram, e gritaram “vamos entregar esse campo em 2012”. O ex-jogador também comentou a empolgação que encontrou nos dois estádios e lançou um desafio aos trabalhadores. “Vamos fazer um desafio para os estádios que vão ficar prontos neste ano. Vou montar o meu time e enfrentar, antes de os campos serem inaugurados, uma equipe formada por eles. Quer dizer, posso emprestar alguns jogadores meus, para dar uma equilibrada”, se divertiu.

Lei Geral da Copa

Aldo Rebelo falou ainda sobre a tramitação da Lei Geral da Copa e os compromissos assumidos pelo Brasil quando se candidatou a sediar o Mundial. “O Brasil está cumprindo os compromissos. O Congresso vai votar a Lei Geral da Copa em março. Ainda há interpretações diversas em relação à meia entrada para jovens, idosos, para os beneficiados do Bolsa-Família e para representantes das nações indígenas,como eu pedi a Fifa. Vamos chegar a um acordo. Não estamos pedindo para o governo. Estamos pedindo para os brasileiros”, disse o ministro.

Copa das Confederações

Respondendo a uma pergunta durante a coletiva de imprensa, Valcke ainda admitiu que, pelo andamento das obras, Salvador se credencia para ser sede da Copa das Confederações. “Não estamos cobrando que as cidades estejam prontas agora, mas, pelo que tenho visto essas duas cidades estarão em condições para receber a Copa das Confederações”, afirmou. A decisão oficial sobre a participação de Salvador e Recife no evento-teste sairá em junho. (Com informações do Ministério do Esporte)