Versão inglesa da enciclopédia virtual Wikipédia sai do ar em protesto contra lei antipirataria dos EUA

Apagão anunciado – Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, prometeu e cumpriu. Nas primeiras horas desta quarta-feira (18), a versão em inglês da maior enciclopédia on-line do mundo estará fora do ar por 24 horas, em protesto contra o projeto de lei antipirataria dos Estados Unidos, o Sopa.

A versão inglesa do Wikipédia aderiu ao blecaute anunciado por importantes sites, como o “Reddit” e o “Boing Boing”. Na microblog que mantém no Twitter, Wales escreveu: “Temos que mandar uma mensagem GRANDE para Washington”.

Em outro post, Jimmy Wales sugeriu aos estudantes que usam a Wikipédia como referência para “fazer o dever de casa mais cedo”, por causa da interrupção temporária.

No final da noite de terça-feira (17), o site do Greenpeace também havia aderido ao protesto em forma de blecaute.

O que é o Sopa?

O Sopa (Lei para Parar com a Pirataria On-line, em inglês) tem como objetivo principal proteger a propriedade intelectual on-line, principalmente o conteúdo digital das indústrias fonográfica, audiovisual e editorial.

O Sopa tem colocado em confronto alguns setores do Congresso norte-americano, grandes empresas da área de entretenimento e gigantes da rede mundial de computadores, todos apoiados por juristas conhecidos e acadêmicos renomados.

Na mira da lei estão os sites que oferecem download de músicas e filmes; sites de busca que direcionam o internauta a páginas piratas, redes sociais e universidades; e sítios eletrônicos que vendem medicamentos falsos ou produzidos a partir da quebra de patentes.

Favoráveis à lei estão os setores de cinema, TV e música, além de empresas provedoras de televisão a cabo e internet. No outro vértice da discussão estão empresas como Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Foursquare e Mozilla, que afirmam que a linguagem vaga do projeto torna portais, sites de busca e redes sociais legalmente responsáveis por abrigar sites e links com conteúdo pirata e passíveis das mesmas penas: bloqueio sumário e veto a anunciantes.

Com esse ônus, a lei busca monitorar com afinco o conteúdo dos que discordam da iniciativa do Congresso dos EUA. As empresas, porém, dizem que o monitoramento sugerido no Sopa é tarefa impossível e que muitos seriam submetidos à censura prévia.