Ministério lança aplicativo para smartphones e campanha contra o uso de celular ao volante

Pela vida – O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançam mais um aplicativo para telefones celulares com o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito. O “Mãos no Volante” é um aplicativo disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações enquanto o motorista dirige e informa os remetentes com mensagens automáticas.

Ao instalar o aplicativo no equipamento, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo. As pessoas que realizarem as chamadas ou enviarem mensagens de texto perceberão que a ligação será cancelada. Na sequência será enviada uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. O aplicativo já está disponível para download na plataforma Android.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O uso do celular é a principal distração, que aumenta em até 400% os riscos.

Nos Estados Unidos, o Conselho de Segurança de Transporte Nacional recomendou no final do ano passado às autoridades que proíbam o uso do celular por motoristas, mesmo em modo viva-voz. Os norte-americanos não possuem regulamentação federal nesse sentido, apenas regulamentações abrangendo estados ou cidades. No Brasil, dirigir falando ao celular é penalizado com multa média de R$ 85,13, além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista infrator.

Parada Pela Vida

Em 2011, o ministério lançou o aplicativo “Rotas das Cidades”, que ajuda os motoristas a planejarem viagens pelas estradas brasileiras. A ferramenta fornece informações as condições das estradas, previsões climáticas e a localização exata dos postos de combustíveis e socorro.

Tais iniciativas fazem parte do PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e está enquadrada na meta firmada com a OMS – Organização Mundial da Saúde. Preconizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011–2020), a meta prevê uma redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.

Empenhado na redução do número de acidentes de trânsito em todo o país, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran e em conjunto com outros órgãos de governos federais, estaduais e municipais, vem desenvolvendo campanhas de conscientização no trânsito. Além dessa ação específica contra o uso de celular ao volante, o ministério prepara campanha para o período do Carnaval.

No ano passado, durante a campanha realizada no feriado de Corpus Christi, o número de óbitos em relação ao mesmo período de 2010 teve redução de 35%. No feriado em comemoração à Proclamação da República a redução foi de 27% e, no feriado do Natal, o número de acidentes teve queda de 20%.

O feriado do fim do ano terminou com 34 mortes em acidentes nas rodovias federais brasileiras, número 44% menor que o do mesmo período do ano passado. Em 2010, no mesmo período, foram registradas 75 mortes.