Representantes de federação internacional visitam Brasília, sede da Gymnasiade-2013

Esporte na pauta – Representantes da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) estão em Brasília para a primeira vistoria das instalações esportivas da cidade, que vai sediar em 2013 a 15ª Gymnasiade (Olimpíadas Mundiais Escolares). O evento mundial vai reunir cerca de 2 mil atletas nas modalidades atletismo,ginástica rítmica e ginástica artística, natação e judô. As visitas acontecem até o próximo sábado (4).

Os locais a serem visitados serão Ginásio Nilson Nelson (onde serão realizadas apresentações de ginástica artística), Centro de Convenções (áreas destinadas, no evento, para as apresentações de ginástica rítmica e aeróbica), Ginásio do Cruzeiro (previsto para sediar as competições de judô), Complexo Aquático da Secretaria de Esporte (onde acontecerão as provas de natação) e Centro Interescolar de Educação Física (reservado para as provas de atletismo).

Gymnasiade

As visitas serão feitas pelo presidente da ISF, o italiano Andrea Depin e pelo secretário-geral da instituição, o belga Jan Coolen, acompanhados dos membros da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e do secretário de Esporte, Célio René.

A Gymnasiade é realizada a cada quatro anos e pela primeira vez será sediada em um país do continente americano. Brasília foi escolhida após vencer a disputa com Palma de Mallorca (Espanha), em novembro de 2011. Poderão disputar a competição atletas de 14 a 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e autorizados pelas federações escolares de cada país.

Programação

A comissão de vistoria desembarcou hoje (1º.) em Brasília. A agenda oficial tem início nesta quinta-feira (2), onde os membros da ISF serão recebidos pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em seu gabinete, no início da manhã (10h). O período da tarde foi reservado para visitas do grupo ao Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e ao Centro de Convenções. A programação deste primeiro dia será encerrado com uma reunião técnica dos membros da comissão com técnicos da Secretaria de Esporte do DF.

Na sexta-feira (3), está prevista visita ao Ginásio do Cruzeiro e realização de vôo panorâmico para mostrar aos representantes da ISF o plano urbano da nossa capital – que tem como um dos destaques, a proximidade das instalações esportivas com o Setor Hoteleiro, shoppings, restaurantes e hospitais.

“A Gymnasiade será um marco no fomento ao esporte escolar do Distrito Federal. Além de ser considerada o maior evento internacional da categoria, o fato de ser sediado em Brasília incentiva a prática esportiva entre os alunos, em uma idade em que podemos formar futuros grande campeões”, afirmou o secretário de Estado de Esporte, Célio René.

Capital do Esporte

Até 2016, Brasília estará no roteiro dos grandes eventos esportivos do mundo. Além da Gymnasiade, em 2013, a cidade sediará a abertura da Copa das Confederações. Em 2014, como uma das sedes da Copa do Mundo, receberá sete jogos. Além disso, a capital federal foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das sedes de treinamento das seleções que virão disputar as Olimpíadas do Rio. E em 2016, sediará os jogos olímpicos do futebol feminino e masculino.