Mídia amestrada tenta justificar crescimento do desemprego e ignora dados preocupantes de pesquisa

Fora da lógica – Os jornalistas que rezam pela cartilha do Palácio do Planalto trataram de minimizar, nesta quarta-feira (29), os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que apontam um crescimento da taxa de desemprego em janeiro.

De acordo com a pesquisa, no primeiro mês do ano o desemprego ficou em 9,5%, ante 9,1% registrado em dezembro passado. Os amestrados escribas se baseiam no fato de que o aumento do desemprego se deve à expansão da população economicamente ativa. Ou seja, para esses defensores dos donos do poder mais pessoas procuraram emprego, o que fez com que o índice subisse.

Se por um lado essa estatística obtusa tenta explicar o inexplicável, por outro os comunicólogos “chapa-branca” preferem não analisar os dados da pesquisa pelo largo espectro. Se de fato mais pessoas procuraram emprego e não encontraram, o rombo da Previdência Social está fadado a aumentar, pois enquanto novos contribuintes não ingressam no mercado de trabalho, outro tanto de brasileiros se aposenta na outra ponta. E sem contribuição nova não há como honrar o compromisso com os aposentados e pensionistas, a não ser com injeção de dinheiro arrancado a fórceps do bolso do cidadão.

Outro dado que não está sendo levado em conta é o que aponta o maior número de contratações no setor de serviços e o de demissões na indústria. Isso mostra que, a exemplo do que alertou o ucho.info há anos, o Brasil passa por um preocupante processo de desindustrialização. Na verdade, o País está se transformando em uma nação de prestadores de serviços, ao mesmo tempo em que a indústria está sendo devorada lenta e continuamente pela invasão de produtos estrangeiros, cada vez mais baratos por conta da valorização do Real frente à moeda norte-americana.