Cheia de encantos mil…

    (*) Ucho Haddad –

    (Foto: Ricardo Zerrener)
    Apoteose da criação divina, o Rio de Janeiro jamais poderia deixar de ser conhecido como realmente é. Uma Cidade Maravilhosa! Mágico, conseguiu, ao longo do tempo, encantar o mundo. E continua encantando. Apesar das mazelas produzidas pelos desacertos políticos e sociais desde a época do império, o Rio continua resistindo bravamente, tendo a natureza como cúmplice.

    O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo…

    Cantada em prosa e verso, a Cidade Maravilhosa se eternizou em milhares de acordes como objeto do desejo de muitos, quem sabe o sonho de todos. Referencial obrigatório do recomeço, a sua essência se traduz na pirotecnia que desponta a cada ano que surge. Rasga o céu iluminado pela esperança, colorindo a incerteza do futuro.

    Berço do samba e das lindas canções, a cidade, onde até o Pão é de Açúcar, exala na passarela da vida uma magia que perfuma a alma, transformando tristeza em alegria. No tão rezado requebrar de suas mulheres surgiu a permissão do proibido que, sem malícia, atenta o contínuo rosnar do oceano.

    Foi no rastro do mistério do mar que Vinícius se torceu para acompanhar o movimento da Garota de Ipanema. Nos desenhos das calçadas de Copacabana, o pensamento mergulha no infinito da razão. Afinal, o Rio foi feito pra mim, o Rio foi feito pra nós…

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro…

    Ode à vida, esta cidade, que quando se vê a alma canta, é, como compôs André Filho, o altar de nossos corações. Apaixonados se descompassam na cadência marota da vida, como uma rima platônica que reflete veneração.

    Instigante, a natureza se faz presente pela exuberância e pelo silêncio barulhento que espoca no íntimo de cada novo amante que conquista.

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro…

    Ao abrir os braços sobre a Guanabara, Cristo se rendeu à obra do criador. Fixou o seu olhar na impecável silhueta de algo divinamente inexplicável. Até o Velho Guerreiro por lá balançou a sua pança e o Fio Maravilha fez mais gols pra gente ver…

    Enfim, o que desejar a essa terra que a todos seduz?

    Que Deus te cubra de felicidade, ninho de sonho e de luz!

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro…