Brasil conquista duas posições no ranking da FIFA e é a quinta melhor seleção do planeta

Subindo a escada – Divulgado nesta quarta-feira (7), o ranking de seleções da FIFA trouxe a Argentina de volta ao grupo de dez melhroes equipes do planeta. O Brasil, que venceu a seleção da Bósnia de maneira nada convincente (2 a 1), ganhou duas posições e aparece em quinto lugar. A surpresa da lista foi a seleção de São Tomé e Príncipe, que saltou 53 posições.

A Argentina, que havia deixado o seleto grupo batizado informalmente de G-10 em janeiro, voltou ao oitavo lugar depois do amistoso contra a Suíça (3 a 1, três gols de Messi), na semana passada.

Semifinalista na última Copa do Mundo e atual campeã da Copa América, a seleção do Uruguai continua sendo a equipe mais bem posicionada do continente, em quarto lugar no ranking da FIFA.

Campeã mundial na África do Sul, a seleção da Espanha continua liderando da lista, após golear 5 a 0 a Venezuela , em amistoso na última semana. A Holanda avançou para o segundo lugar graças à vitória de 3 a 2 sobre a Inglaterra. A Alemanha, que perdeu de 2 a 1 para a França, caiu para terceiro.

Na ponta inversa do ranking está São Tomé, país africano de língua portuguesa, que voltou à lista em 115º lugar, graças à vitória de 2 a 1 sobre Serra Leoa nas eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2013. Foi o quarto jogo invicto da seleção de São Tomé, que ficou de fora do ranking por passar oito anos sem entrar em campo. O retorno aconteceu em novembro passado, ao derrotar o Congo por 5 a 0 em jogo pelas eliminatórias da Copa-2014. Desde então, o time empatou com o Congo no jogo de volta (1 a 1) e enfrentou duas vezes o Lesoto (0 a 0 e 1 a 0).