Rio+20 lota hotéis na Cidade Maravilhosa e motelaria suprirá as necessidades dos participantes

Colapso antecipado – Faltando menos de três meses para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá na capital fluminense e não produzirá avanços nas políticas globais sobre o uso da água, trará aos brasileiros um alerta importante. Durante os três dias do evento (20 a 22 de junho), a Rio+20 atrairá à cidade do Rio de Janeiro perto de 50 mil pessoas. Agendado para acontecer no Riocentro, o evento já garantiu lotação completa a muitos hotéis da Cidade Maravilhosa, a começar pelos estabelecimentos localizados em Jacarepaguá, na Zona Oeste carioca.

Como se sabe, a rede hoteleira das principais capitais do País está muito aquém da demanda, assim como a infraestrutura urbana, que há muito deixa a desejar. Quando aceitam sediar um evento dessa magnitude, as autoridades locais têm o dever de garantir doses mínimas de conforto e segurança aos visitantes. O contingente de pessoas que desembarcará no Rio por conta do evento representa 62,5% da capacidade do novo Estádio Mário Filho, o Maracanã, projetado para, encerrada a reforma, receber 80 mil torcedores.

Imaginar o que poderá acontecer durante a Copa do Mundo de 2014 em muitas das cidades-sede não exige nenhum esforço hercúleo do raciocínio. No Rio de Janeiro, que sediará a partida final da Copa, muitos turistas já se hospedam em motéis, que passaram a oferecer serviços e acomodações de qualidade superior aos dos hotéis. Em São Paulo, onde a hotelaria trabalha no limite inclusive em muitos finais de semana, os motéis se transformaram em alternativa para os que chegam à cidade para lazer ou negócios. Em alguns momentos, gerentes de hotéis se socorrem da motelaria de alto nível para atender clientes.

No caso da capital paulista, que receberá a abertura da Copa do Mundo, será difícil encontrar um empresário disposto a erguer um hotel de luxo na periferia da maior cidade brasileira, empreendimento que exige muito dinheiro e terá ocupação garantida apenas durante o período da competição. Por conta disso, os principais motéis paulistanos já se preparam para o Mundial de futebol.