Uniforme com chip controlará alunos fujões em escolas públicas de Vitória da Conquista, na Bahia

Reality show – A prefeitura de Vitória da Conquista, na Bahia, lançou na última terça-feira (20) um modelo de uniforme escolar que ajudará a controlar a frequência dos alunos da rede municipal. A iniciativa é inédita no Brasil e pode se transformar no terror dos alunos que faltam às aulas.

Por meio da Secretaria de Educação, a prefeitura apresentou o Uniforme Escolar Inteligente (DDC Student Id), desenvolvido com a tecnologia Radio Frequency of Identification (RFID). O uniforme permite o monitoramento dos estudantes através de um chip instalado na etiqueta das roupas.

A etiqueta terá um número universal que será cadastrado no sistema de computação das escolas e conterá dados do aluno e o número de celular dos pais ou responsáveis. Um sensor instalado na entrada da escola confirmará com exatidão a entrada e a saída da criança. Toda vez que o aluno passar pelo sensor, uma mensagem de texto será encaminhada na sequência para o celular cadastrado. Além disso, a secretaria da escola, com base nas informações registradas no sistema de computação, poderá notificar os pais do aluno a qualquer momento.

A novidade exigiu investimento de R$ 1,2 milhão e beneficiará 25 escolas municipais, na primeira fase do projeto. Pelo menos 20 mil alunos receberão as roupas gratuitamente.