Em dia de novos terremotos, Chile descarta possibilidade de tsunami e autoriza retorno de moradores

(Foto: Héctor Flroes - El Mercurio)
Natureza imprevisível – O Chile enfrentou na manhã desta segunda-feira (26) uma série de réplicas do terremoto de 7,1 graus na escala Richter, registrado nesse domingo (25) na região central do país. Ao todo foram registradas dezoito réplicas, mas as autoridades chilenas autorizaram o regresso de 7 mil pessoas às suas casas, após cumprirem a determinação de deixarem o local atingido pelo tremor de terra.

A decisão de retirar os moradores da área se deu diante o risco de tsunami na região, mas os especialistas afastaram tal possibilidade horas depois do alerta. O balanço oficial sobre o número de feridos e os danos causados pelo terremoto de domingo ainda não foi concluído, mas na manhã desta segunda-feira três ministros de Estado seguiram para a área atingida. A situação também é monitorada pelo Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (United States Geological Survey em inglês).

Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter, considerado o pior da história recente do país. O terremoto provocou mais de 500 mortos, destruição de prédios e prejuízo para órgãos públicos e empresas privadas.