Mano Menezes teve a oportunidade de dar um bom exemplo ao País, mas preferiu o caminho inverso

Chance desperdiçada – O exemplo vem de cima, como diz a sabedoria popular? Em tese sim. No Brasil isso também vale? Infelizmente sim! O País tem acompanhado nos últimos dias a discussão sobre a liberação da venda de bebidas nos estádios da Copa do Mundo, assunto que o Palácio do Planalto tenta solucionar com uma manobra rasteira. Enquanto a polêmica continua recheando a queda de braços entre parlamentares, as fiscalizações decorrentes da chamada Le Seca continuam em todo o território nacional, pelo menos na teoria.

Na madrugada desta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, o gaúcho Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano, técnico da seleção brasileira de futebol, foi parado em uma blitz da Lei Seca. Mano Menezes, que estava sem a Carteira Nacional de Habilitação, se recusou a fazer o teste do bafômetro. Por conta disso, Mano foi multado em R$ 957,70 e perdeu sete pontos na CNH.

Em nota divulgada por sua assessoria, o treinador do onze canarinho esclareceu os fatos. “Na noite desta terça-feira, fui abordado numa blitz no bairro da Gávea (Rio de Janeiro), enquanto retornava de um encontro com amigos, na companhia de minha esposa. Por estar sem a Carteira Nacional de Habilitação, sofri sanções administrativas na forma de multa e perda de pontos na carteira. O documento original estava em outro automóvel. Após apresentar a cópia do documento e um condutor habilitado, meu carro foi liberado. Acima de tudo, quero ressaltar que apoio a conduta dos policiais e agentes que me abordaram na noite de ontem e concordo com as sanções estabelecidas pela lei”, afirmou Mano.

Como é de conhecimento de todos, o ucho.info sempre criticou a forma como foi redigida a Lei Seca, que contém brechas que permitem o questionamento da constitucionalidade. De acordo com a Carta Magna, nenhum cidadão é obrigado a produzir provas contra si. Com base nessa prerrogativa constitucional qualquer cidadão terá ao seu lado, pelo menos por enquanto, a lei no momento em que se recusar a fazer o teste do bafômetro.

O pior caminho para a evolução da sociedade é aquele que define os limites por meio de leis, sem trabalhar a questão da conscientização. De nada adianta a Lei Seca se o brasileiro não tiver consciência que álcool e volante representam uma combinação letal.

Mano Menezes, que como cidadão se valeu do que determina a Constituição, perdeu a grande oportunidade de dar um excelente exemplo, em especial aos amantes do futebol, tema que nas campanhas publicitárias sempre está associado a conhecidas marcas de cerveja. Resumindo, uma nação só cresce com consciência e bons exemplos.