Médicos israelenses desenvolvem método para detectar câncer através de exame de sangue

Revolução simples – Um simples exame de sangue, que pode detectar precocemente vários tipos de câncer, está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev (BGU) e Soroka University Medical Center, em Beer-Sheva, Israel.

O professor Joseph Kapelushnik, da Faculdade BGU de Ciências da Saúde, e sua equipe desenvolveram um dispositivo que ilumina as células cancerosas com menos de uma colher de chá de sangue. O teste utiliza luz infravermelha para detectar mudanças minúsculas no sangue de uma pessoa que tem um crescimento canceroso em alguma parte do corpo, mesmo antes de a doença se manifestar. Os pesquisadores estão focados em detecção de cânceres comuns, tais como pulmão e ovário.

“Isto é ainda pesquisas nas fases iniciais de ensaios clínicos”, esclarece Kapelushnik, que também é chefe do Departamento de Pediatria Hemato-Oncologia do hospital Soroka. “Mas o propósito é o de desenvolver um eficiente método, barato e simples, para detectar vários tipos de câncer. Queremos ser capazes de detectar o câncer enquanto o paciente ainda está se sentindo bem, antes que ele tenha a chance de metástase, o que significa menor número de tratamentos, menos sofrimento e maior contingente de pessoas salvas”, completou o médico.