Sem conhecer a dura realidade brasileira, governo catalão concede prêmio ao messiânico Lula

Tiro no escuro – O populismo barato de que Luiz Inácio da Silva abusou continua rendendo prêmios e homenagens mundo afora. Nesta segunda-feira (2), o governo da Catalunha, na Espanha, anunciou que o ex-presidente Lula é o vencedor do XXIV Prêmio Internacional Catalunha, por suas políticas sociais e econômicas que colocaram o Brasil na vanguarda da globalização. A honraria é concedida anualmente pelo governo catalão a pessoas que contribuíram na promoção de valores culturais, científicos ou humanos em todo o mundo.

O chefe do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, que também comanda o júri que escolhe o vencedor, disse que o prêmio é um reconhecimento do caráter pessoal de Lula na luta contra a pobreza e a desigualdade. O ex-presidente brasileiro agradeceu, por carta, a honraria. De acordo com o jornal espanhol ABC, Lula teria informado que dependendo da sua recuperação participará da cerimônia de entrega do prêmio, marcada para junho, em Barcelona.

A concessão do tal prêmio mostra que Artur Mas desconhece a realidade brasileira. A justificativa de Lula da Silva colocou o País na vanguarda da globalização é balela, pois se isso aconteceu, mesmo que maneira utópica, foi às custas do endividamento recorde das famílias brasileiras e do anúncio de investimentos em infraestrutura que caminham a passos extremamente lentos.

Lula, para que saibam os espanhóis, comandou o período mais corrupto da história política nacional. Nada existe de pior para uma nação do que a corrupção desenfreada. O combate à pobreza, citado pelos catalãos que decidiram premiar o ex-metalúrgico, serviu principalmente para a criação de um obediente curral eleitoral, que garantiu altos índices de aprovação a Lula e a eleição de Dilma Rousseff.

As contrapartidas criadas pelo governo para os programas sociais jamais foram cobradas de forma adequada. Essa lufada de benefícios patrocinou uma legião de pessoas que, conformadas com a esmola oficial, optaram pelo ócio remunerado. Situação fácil de ser constatada em diversas centenas de cidades do Nordeste brasileiro.

Como se fosse pouco, Lula deixou em sua herança maldita o mais temido fantasma da economia: a inflação, que continua dando mostras de resistência. Quem premia Lula confunde o que é prometido com aquilo que dificilmente é realizado. Se Artur Mas der um rasante no Brasil, por certo toma o prêmio do messiânico Luiz Inácio da Silva.