Kassab quer multar motorista que prejudicar ciclista, mas medida destoa da complexidade de SP

Zona de conflito – Em ano de eleição, políticos tentam de tudo para ficar em evidência. Não importa de quem tenta será candidato ou não. O que importa é estar bem na boca do povo. Com futuro político já traçado e querendo deixar a prefeitura paulistana com índice de aprovação não tão ruim (atualmente está na casa de 20%), Gilberto Kassab acaba de lançar mais uma invencionice. Por determinação do alcaide da Pauliceia Desvairada, o motorista que for flagrado ameaçando a segurança dos ciclistas no trânsito será multado a partir do mês de maio. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), devidamente treinados, enquadrarão os motoristas no artigo 169 do Código de Trânsito, que prevê infração leve (R$ 53,20) e três pontos na carteira.

Imaginar que a maior cidade País tem trânsito compatível com a prática do ciclismo cotidiano é no mínimo um ato de irresponsabilidade. Com mais de 6 milhões de carros nas ruas, São Paulo exibe uma topografia complexa que não combina com bicicleta. Fora isso, a quantidade de motoristas irresponsáveis que alcançou as vias paulistanas nos últimos anos por conta das benesses tributárias concedidas ao setor automobilístico assusta sobremaneira.

Mais importante capital brasileira, São Paulo dorme e acorda em ritmo frenético, movimento que se repete em ruas e avenidas. Sempre atrasado por causa dos constantes congestionamentos – e dos inesperados também – São Paulo deverá se transformar em guilhotina de ciclistas, pois o convívio que Kassab tenta impor é no mínimo suicida. É preciso preparar a metrópole e seus cidadãos para uma convivência pacífica e responsável, pois aos ciclistas também cabem obrigações. Não se pode penalizar uma extensa maioria da sociedade, penalizada diuturnamente, para beneficiar uma minoria que ainda não sabe como enfrentar o novo desafio que surge. As ciclofaixas que funcionam nos finais de semana podem ser um excelente laboratório. No contraponto, as ciclovias, como as inventadas no bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista, são uma aberração do pensamento.

Fato é que essa novidade populista de Gilberto Kassab fará com que os ciclistas corram mais riscos, pois não há na CET tantos agentes para multar os que eventual e supostamente transgredirem em relação aos ciclistas. Civilizar uma sociedade não é tarefa que se consegue com força e imediatismo, mas com paciência e educação. Resumindo, essa história tem tudo para acabar mal.