Kassab aplica multas por calçadas esburacadas, mas ignora as crateras que tomam conta das ruas de SP

Dois pesos – Há algo desconexo na prefeitura de São Paulo. De acordo com dados oficiais, agentes da prefeitura aplicaram 1.625 multas em pessoas que descumpriram as regras sobre as calçadas paulistanas. Sem que os munícipes conheçam de fato as tais regras, a fiscalização completa três meses, mas só agora o prefeito Gilberto Kassab (PSD) decidiu informar os cidadãos sobre o que deve ser feito para manter as calçadas e evitar penalizações. Para isso, a prefeitura distribuirá 300 mil cartilhas e 40 mil jornais.

Enquanto multas absurdas são aplicadas aos donos dos imóveis cujas calçadas estão fora dos padrões estabelecidos, a prefeitura, que só pensa em faturar, deixa de fazer a sua parte e os buracos e ondulações avançam sobre as ruas e avenidas da capital paulista. Por certo Kassab dirá que tapar buracos em uma cidade com a magnitude de São Paulo é uma tarefa que requer tempo, mas há algumas crateras que já comemoraram alguns aniversários. Esses buracos são tão perigosos, que veículos são danificados regularmente, além de colocarem em risco a segurança do trânsito no local.

A falta de manutenção das vias da cidade e a proliferação de buracos anularão a decisão da prefeitura de multar os motoristas que colocarem em situação de risco os ciclistas que circulam pela cidade. Com o asfalto em péssimas condições, será difícil determinar se um motorista tentou escapar de um buraco ou jogou o próprio carro contra um ciclista. Gilberto Kassab, que deixa a prefeitura no final do ano e preciso de factóides para se manter na vitrine política nacional, tenta dar ares de modernidade a uma cidade que se tornou obsoleta pela sua conhecida incompetência.