Champagne: os mistérios e as regras do rei das borbulhas

Motivos de sobra – Beber champagne é mais do que um gesto de elegância e sofisticação. Em doses equilibradas, o consumo de champagne e outros tipos de espumantes é benéfico à saúde, desde que em doses moderadas. Nos últimos anos, a ciência realizou estudos que comprovam as vantagens dessa tão cobiçada bebida, que cada vez mais conquista consumidores regulares. De acordo com as recentes pesquisas, o champagne auxilia no combate a derrames, ao mal de Alzheimer e à doença de Parkinson.

O champagne foi reconhecido por suas virtudes medicinais no final do século XIX, quando renomados médicos teriam indicado a bebida para combater inúmeros males, além de servir como poderoso estimulante para alegrar o espírito e fortalecer o corpo.

Mas os pontos positivos do champagne não param por aí. Essa saborosa bebida, juntamente com a maioria dos espumantes, relaxa e melhora o humor, bastando pequenas e regulares doses. Entre os benefícios do champagne está a tiramina, presente em grande quantidade nos vinhos espumantes e uma das substâncias geradoras da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e bom humor no ser humano.

Resumindo, o consumo de champagne (e outros espumantes) aumenta a quantidade de serotonina no sangue, contribuindo para a melhora do bem estar.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo seu champagne

Beba com moderação. Apenas uma taça de 180 ml ao dia é suficiente para usufruir de seus comprovados benefícios.

Beba champagne sempre gelado (temperatura ideal 5 graus) e durante a degustação mantenha a garrafa no balde de gelo. Champagne aberto não deve ser consumido no dia seguinte, sendo que uma eventual sobra pode ser utilizada na confecção de alguns pratos, como risotos e molhos. Champagne não “safrado” não é produzido para longa guarda (consumo em dois ou três anos, no máximo).

Champagne e espumantes possuem efeito relaxante. Uma pequena dose é capaz de aliviar a tensão do corpo e distanciar a mente dos problemas.

Alterne o champagne com a água. Champagne é uma bebida diurética que provoca a eliminação de água do organismo, quebrando o balanço de líquidos do corpo – principal causa da dor de cabeça e da ressaca.

Aprenda mais sobre Champagne, Espumante, Prosecco e Cava

A aula-degustação é ideal para aproximar-se do mundo dos vinhos., o que não exige conhecimento prévio sobre o produto.

Em uma aula descontraída e interativa mergulhamos no fantástico mundo das borbulhas. Reservamos amplo espaço para degustar diversos vinhos espumantes (Champagne, Prosecco, entre outros) de qualidade superior.

Conteúdo

Principais diferenças entre espumante Champagne, Cava, Asti, Cremant e Prosecco

As principais uvas para a produção de espumantes

Principais produtores de espumantes e champagne

Como degustar e apreciar vinhos, champagne e espumantes

Dicas de como comprar e servir espumantes

Temperaturas de serviço – Taças e outros instrumentos adequados – Decantação de vinhos – Como guardar vinhos – O vinho no restaurante

Degustação de 5 vinhos

Quando

Quinta-feira, 21 de junho, às 20 horas

Custo

R$ 165

Local

Ville du Vin

Rua Gaivotas, 1295 – Moema – São Paulo

Telefone: (11) 5096-1283