Seleção de futebol da Alemanha visita o antigo campo de concentração de Auschwitz

Voltando na história – Um grupo de jogadores da seleção de futebol da Alemanha, liderados pelo técnico Joachim Löw, fez uma peregrinação pelo antigo campo de concentração de Auschwitz, onde prestou homenagem às vítimas do Holocausto. Em recado deixado no livro de visitantes, os atletas escreveram: “Para o futebol também, Auschwitz representa um tributo silencioso e, acima de tudo, uma obrigação de falar. Para falar sobre essa história infinitamente triste e cheia de ódio e da mensagem que ela envia”.

A delegação visitou câmaras de gás e barracas de madeira que abrigavam os presos, além de plataformas ferroviárias utilizadas para descarregar judeus trancados em vagões de gado com destino a uma morte quase certa. Também acendeu velas em honra a vítimas de 22 nacionalidades que foram assassinadas no local.

Auschwitz-Birkenau está localizado no sul da Polônia, país que será coanfitrião da “Eurocopa”, junto com a Ucrânia, a partir de sexta-feira (8). As seleções de futebol da Inglaterra, Holanda e Itália, que treinarão na vizinha Cracóvia, também pretendem realizar uma visita ao antigo campo de concentração.

Na última semana, o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, recebeu uma carta do colega dos EUA, Barack Obama, que lamentou o uso do termo “campo da morte polaco”, expressão que sugere que eles eram parcialmente responsáveis pelos crimes cometidos pelos nazistas. (Com informações do Alef News)