Facebook lança campanha e aplicativo “Chega de Bullying”

(*) AdNews

O Facebook, em conjunto com o Cartoon Network, Plan International e Visão Mundial, anunciam a campanha e o aplicativo social ‘Chega de Bullying: Não Fique Calado’. O acordo foi consumado em evento, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, o Secretário Estadual de Educação, Herman Voorwald; e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin.

O aplicativo compreende uma ação de mídia social interativa que possibilita que estudantes, educadores e pais assumam o compromisso pessoal – e chamem outros para se unirem à causa – de ajudar a acabar com o bullying no Brasil e em toda a América Latina.

A ação recebe o mesmo nome da iniciativa de prevenção ao bullying originalmente lançada pelo Cartoon Network no Brasil e na América Latina em novembro de 2011, representa o mais recente avanço no compromisso de longo prazo das empresas e tem como objetivo inspirar as pessoas a refletir e compartilhar informações e recursos úteis sobre o combate ao bullying.

A iniciativa visa, especificamente, levar pessoas que testemunham situações de bullying a refletir, além de possibilitar que alunos, educadores e pais assinem um compromisso com ações específicas capazes de ajudar a acabar com o bullying. Por meio do aplicativo também é possível compartilhar histórias pessoais com amigos e familiares, incentivar outros a se unir ao movimento e criar, no Facebook, seus próprios grupos de prevenção ao bullying nas escolas.

“A iniciativa ‘Chega de Bullying: Não Fique Calado’ fundamenta-se na ideia de que alunos, educadores e pais têm o poder de acabar com o bullying falando abertamente sobre o que acontece”, afirma Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina. “Essa campanha assinala nosso compromisso com a segurança das crianças em todo o mundo”, acrescenta.

Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente-geral do Cartoon Network e Boomerang para a América Latina, destaca a importância de alcançar crianças e adolescentes de diferentes maneiras para ajudá-los a lidar com o bullying. “Com o aplicativo criado pelo Facebook e o engajamento de milhões de adolescentes e adultos por meio das redes sociais, a conscientização sobre a importância da prevenção ao bullying terá um alcance nunca antes visto na região”, declarou.

“Os programas desenvolvidos pelas ONGs Plan International e Visão Mundial, e a participação do Facebook e das autoridades na área de educação, permitirão que a campanha se estenda além da nossa audiência, fornecendo informações e dicas também para adolescentes e adultos. Por meio desse enfoque de plataformas múltiplas e recursos combinados, seremos capazes de estimular mais e mais pessoas a adotarem medidas contra o bullying”.

O Governador de São Paulo, o Secretário Estadual de Educação de São Paulo e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade reforçam desta forma o compromiso de ampliar esforços na luta contra o bullying em seu estado e divulgar a campanha nas escolas públicas estaduais.

“Nosso objetivo é, por meio desta grande iniciativa de conscientização e de novas ações de prevenção ao bullying, dar maior abrangência ao trabalho que já vem sendo realizado com essa mesma finalidade na rede estadual de ensino de São Paulo”, afirmou o secretário da Educação Herman Voorwald. “Parcerias com instituições como o Facebook e Cartoon Network são importantes para a mobilização da sociedade”.

Celebridades como Claudia Leitte, Marcelo Tas, Ganso e Selena Gomez estão entre os primeiros a assumirem oficialmente o compromisso de lutar contra o bullying e estimularem outras pessoas a seguirem essa liderança. Essas personalidades reconhecidas estão compartilhando o que pode ser feito para evitar o bullying por meio de vídeos que estão sendo exibidos em plataformas do Cartoon Network e em https://www.facebook.com/chegadebullying.

Facebook, Cartoon Network, Boomerang, Plan International e Visão Mundial, juntamente com o Governador de São Paulo, o Secretário Estadual de Educação de São Paulo e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, esperam reunir seus recursos para ampliar a conscientização sobre a questão entre um número cada vez maior de pessoas no Brasil e capacitá-las a tomarem medidas contra o bullying.

Estudantes e adultos podem assinar o compromisso de prevenção ao bullying no site da campanha para o Brasil (www.chegadebullying.com.br), e nos websites parceiros: “Aprender Sem Medo” da Plan International (http://www.plan.org.br/aprendersemmedo) e Visão Mundial (http://www.visaomundial.org.br). A campanha foi lançada pelo Cartoon Network, Facebook, Plan International e Visão Mundial em 29 de maio de 2012 na Cidade do México e em setembro de 2011 nos Estados Unidos.