Tuiteiros sugerem manipulação em enquete da Rede Globo envolvendo o Louro José

Mico inesperado – A grande final da Copa Libertadores da América deixará uma lembrança desagradável para o personagem Louro José e a produção do “Mais Você”, da Rede Globo. O papagaio da apresentadora Ana Maria Braga tornou-se alvo de uma campanha no Twitter em razão do jogo desta quarta-feira (4), em que Corinthians enfrenta o argentino Boca Juniors pelo título inédito ao alvinegro paulistano.

Corintiano declarado, o personagem Louro José pediu à apresentadora permissão para ir ao Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) assistir à partida. Então foi promovida uma votação pelo site da Globo: “Ana Maria deve liberar o Louro para assistir à final?” E foi aí que a internet entrou em ação.

A tuiteira Bic Miller, criadora do blog de humor Morri de Sunga Branca, criou uma campanha contra a ida do papagaio. A enquete, que de acordo com Mauricio Stycer, do UOL, registrava mais de 90% de votos favoráveis, foi invertida e, nesta manhã, 75% não queriam ver Louro José no estádio.

Quando o programa começou, a própria Ana Maria se pronunciou, dizendo que muita gente estava votando. Uma hora depois, justificou a então vitória do “não” com a afirmação de que torcedores de outros times votavam contra.

Pelo Twitter, o papagaio se pronunciou: “Tem uma idiota de um site fuleiro, que eu nunca ouvi falar, um tal de sunga branca, que jura que é popular. Segundo ela, a votação virou porque ela pediu para as pessoas votarem ‘não’ no site. Tá se achando demais hein de tanga branca? E ainda disse que só a Ana gosta de mim, concordam?”

Depois, o perfil de Tom Veiga, que interpreta o personagem, soltou: “A Ana Maria não manda em mim, aliás, ninguém manda!” A esposa dele, Alessandra Veiga, usou a mesma conta para subir mais o tom: “Eu tô c@gando pra essa votação. O Tom vai ao jogo de mesmo jeito, só não vai passar no programa.”

A votação foi encerrada com o placar apertadíssimo de 50.75% para o “sim” e 49.25% para o “não”, o que revoltou os tuiteiros. A hashtag #LouroJoseDeSungabranca foi parar nos trending topics e gerou questionamento dos usuários quanto a uma possível manipulação dos dados.

Bic Miller, que conversa com os revoltosos, disse que “se serviu pra alguma coisa essa brinks com o louro josé, foi que vimos pela primeira vez com parciais uma enquete manipulada pela globo (sic)”.

A reportagem do AdNews tentou contatar a assessoria do “Mais Você”, mas não obteve retorno até a publicação.