Encontro de Voluntários contra o Câncer será no sábado, em Jaú, no interior paulista

Todos pela causa – Mais de 4 mil voluntários, vindos de 350 municípios de todo o País, são esperados no 16º Encontro dos Grupos Voluntários de Combate ao Câncer, ligados à Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer, FEBEC, e ao Grupo Voluntários de Combate ao Câncer, do Hospital Amaral Carvalho, HAC, de Jaú.

Fundamentais no sucesso do tratamento, essas pessoas lutam dia e noite como podem, ajudam com o que têm, e isso já é muito para os pacientes carentes com câncer de todo o País que são atendidos pelo Hospital Amaral Carvalho, HAC, em Jaú, centro de referência nacional em pesquisa, atendimento, transplante de medula óssea e tudo o que é necessário nessa luta pela vida. A rede de voluntariado espalhada pelo país é o que conforta, auxilia, presta serviços, consegue medicamentos, ajuda no transporte, trabalha nas Casas de Apoio, entre tantas necessidades. No sábado, 7 de julho, haverá uma enorme confraternização deles, em Jaú, em encontro a partir das 9 horas da manhã, no Caiçara Clube do município (Rua Dona Francisca Prado Sampaio. 247). Cerca de quatro mil voluntários estão sendo esperados.

O encontro anual, agora o 16º, oferecido pela Fundação Amaral Carvalho, mantenedora do HAC, pretende – além de reforçar o aprendizado de experiências e confraternização – revigorar as forças dessa brava gente que consegue ajudar e muito no complexo tratamento a que os pacientes são submetidos, ampliando comprovadamente os índices de sobrevida. Pessoas que merecem aplausos por onde passam, muitas com experiências dentro da própria família, levadas a colaborar para amenizar a dor de outras.

“São cinco os pontos fundamentais, pontos que podem ajudar a salvar, antes mesmo de curar. Envolvem a todos, doentes, seus familiares e a comunidade. É preciso entender, saber o que acontece, informar-se e tentar sempre viver melhor. É preciso manter-se forte se a doença atingi-lo ou alguém mais próximo. É preciso sobreviver para poder um dia dizer que o câncer não é mais uma sentença de morte”, resume o superintendente da Fundação Amaral Carvalho e presidente da FEBEC, Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro .

O programa a que Moraes Navarro se refere chama-se Apoie a Vida, e vem sendo desenvolvido pela FEBEC. Ele é alicerçado em cinco pontos desenvolvidos com base na observação e no sucesso de ações desenvolvidas junto aos pacientes com câncer tratados e acompanhados pelo Hospital Amaral Carvalho, a saber:

Educação: difusão de informações que estimulam a adoção de boas práticas de vida, bem como conhecimentos atualizados;

Prevenção: Adoção de hábitos e mecanismos que evitem determinados tipos da doença, como câncer de boca, de pele, de colo de útero, de mama, de próstata, de pulmão e outros;

Diagnóstico precoce: desenvolver e dar condições ao hábito de realização de exames periódicos com vistas à detecção mais rápida e precoce, o que aumenta as possibilidades de cura;

Acesso ao Tratamento: rapidez e agilidade de acesso do paciente, respeitando o direito fundamental ao tratamento imparcial e justo;

Apoio Biopsicossocial: Ações de assistência social fundamentais aos pacientes, Acesso ao tratamento, à estadia com alimentação, suporte de equipes multidisciplinares, entretenimento e acompanhamento em suas cidades de origem, garantindo-lhes alimentação adequada, com cestas básicas, frutas, verduras, legumes, suplementos alimentares, transporte e outras necessidades, de forma que apóiem a continuar o tratamento adequado.

Saiba mais sobre a Fundação Amaral Carvalho

A Fundação Amaral Carvalho, um dos maiores e mais modernos centros de oncologia do Brasil, constitui-se na mais antiga entidade filantrópica privada brasileira de assistência à saúde. São quase 100 anos de cuidados e promoção do bem-estar a pacientes carentes com câncer e suas famílias, por meio de atendimento humanizado e serviços de saúde de alta qualidade. Localizada em Jau, interior de São Paulo, a Fundação é formada por um conjunto de entidades ancoradas pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC), dedicadas prioritariamente à pesquisa, prevenção e tratamento do câncer.

Outras informações sobre o evento

Em Jaú, pela FEBEC: Taís Auler
Departamento de Comunicação – FEBEC – Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer
(14) 36263419 / (14) 81749712
[email protected]
www.febec.org.br

Para confirmação de presença
(14) 3626-3419