Senado Federal inicia sessão que deve culminar com a cassação do mandato de Demóstenes Torres

Tudo ou nada – Foi aberta a sessão do plenário do Senado que decidirá sobre a perda do mandato de Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Demóstenes, que nos últimos dias fez seguidos discursos em um plenário praticamente vazio, na tentativa de provar aos outros senadores sua aludida inocência, deve ser o segundo parlamentar da Casa a perder o mandato. O primeiro foi Luiz Estevão, do Distrito Federal.

O julgamento desta quarta-feira (11) decorre de uma representação do PSol, que na figura do senador Randolfe Rodrigues (AP) defenderá a perda do mandato. Na tentativa de garantir a tranquilidade da sessão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu ao parlamentar do PSol, na noite de quarta-feira (10), para que não exagerasse no discurso, até porque a cassação de Demóstenes é tida como certa. Randolfe Rodrigues disse que se limitará a discorrer sobre os fatos.

Na bolsa de apostas que se criou nos corredores do Senado, a expectativa é que mais de cinquenta senadores votem pela cassação do mandato de Demóstenes Torres, que já está no plenário juntamente com seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. De acordo com o regimento interno do Senado, são necessários 41 votos para a perda de mandato.