Consumidor do Rio receberá produtos de graça se encontrar mercadorias com prazo de validade vencido

Olhar atento – Acordo firmado entre o Procon do Rio de Janeiro, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública garantirá ao consumidor o direito de receber gratuitamente um produto caso encontre nos supermercados outro idêntico com o prazo de validade vencido. Se o estabelecimento não dispuser de outras unidades do produto com validade vencida, o consumidor deverá receber outro equivalente.

Para Solange Amaral, secretária municipal de Defesa do Consumidor, do Rio de Janeiro, a campanha “Todos de Olho na Validade” é alerta ao consumidor sobre a importância da validade dos produtos, além de garantia de bem estar para si e para sua família. “A iniciativa faz com que os supermercados zelem para não ter dentre as suas prateleiras quaisquer produtos, especialmente alimentícios, que estejam vencidos”, disse Solange Amaral.

Cerca de 500 lojas que integram as redes de supermercado participarão da campanha em todo o município, que passará a valer dia 15 de agosto, que de acordo com a secretária de Defesa do Consumidor proporcionará benefícios à população.

“Essa é uma conquista significativa, porque vai educando o consumidor para questões de defesa de sua saúde e, ao mesmo tempo, amplia o compromisso que o comércio e os fornecedores de alimento têm com os cidadãos. O Código de Defesa do Consumidor – que vai completar 22 anos no Brasil – é um dos melhores do mundo, e nós precisamos avançar mais e mais na defesa dos direitos da população”, acrescentou Solange. (Com informações da Agência Brasil)