Sistema de telefonia está na rota do colapso, mas o governo federal continua como mero espectador

Sinal de ocupado – O Brasil está à beira de um apagão no setor de telecomunicações, mas o governo federal ainda pensa nas sanções que imporá às operadoras de telefonia fixa e celular. Grupo de incompetentes supostamente herdeiros intelectuais de Aladim, o folclórico gênio da lâmpada, o PT em breve creditará o problema aos tucanos, a exemplo do que faz quando algo dá errado sob o seu comando. E invocarão a enfadonha herança maldita.

O excesso de demanda na área de serviços de telefonia decorre da decisão do então do presidente Lula de empurrar os brasileiros ao consumo irresponsável, o que só foi possível com o endividamento recorde das famílias. O festejado aumento da classe média, que da noite para o dia ganhou 40 milhões de novos consumidores, se deu à sombra do crédito fácil e da disparada da inadimplência. E não há país que resista a um governo avesso ao planejamento.

Com dinheiro na mão, o consumidor saiu às compras e congestionou a rede de telefonia celular, a ponto de as operadoras serem proibidas, recentemente, de vender novas linhas por causa da má qualidade dos serviços. Para se ter ideia do caos, o Brasil tem mais celulares habilitados do que habitantes. Ou seja, existem no País perto de 200 milhões de aparelhos celulares em funcionamento. Desse total, 64% estão habilitados nos principais centros urbanos. Pesquisa recente detectou que na média nacional existem 4,6 mil usuários em cada antena de telefonia celular, nas regiões urbanas. Em São Paulo, por exemplo, o problema é muito maior, pois são mais de 9 mil celulares por antena. Desse total, a grande maioria é de smartphones e tablets, o que compromete o tráfego de dados.

O caos alcançou proporções impressionantes, a ponto de as operadoras serem obrigadas a aumentar as centrais de atendimento ao consumidor, os chamados call centers. Há dias, o ucho.info precisou solucionar um problema com uma operadora de celular. Pode parecer absurdo, mas a solução só aconteceu depois de quatorze telefonemas. Questionada sobre a péssima qualidade do atendimento, a coordenadora do call center da tal operadora explicou que muitos atendentes foram contratados às pressas e sem o treinamento adequado. O que explica os atendimentos não concluídos e a interrupção brusca das chamadas.

Depois da proibição de venda de novos celulares, as operadoras pressionaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa do Dia dos Pais, uma das datas comemorativas esperadas pelo comércio. O número de celulares deve aumentar ainda mais, comprometendo a já falida rede de comunicação nacional. No contraponto, cresceu nas operadores de telefonia celular o número de reclamações relacionadas aos valores das contas. Como as ligações caem com frequência, o usuário é obrigado a fazer até quatro ligações para completar uma conversa;

Quando a FIFA anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o ucho.info criticou a decisão e afirmou que o País não tinha, como ainda não tem, condições de abrigar um evento de tamanha envergadura. Quando a Copa chegar, os brasileiros conhecerão a dura realidade do país que é considerado emergente.