Kassab inventa ciclofaixa na Avenida Paulista e ignora acesso aos dez mais importantes hospitais de SP

Sem noção – Em período eleitoral o que mais sobra é proselitismo barato. Quem está deixando o poder quer sair por cima, que tenta chegar não quer deixar por menos. E por causa disso o eleitorado é atropelado por ações e promessas estapafúrdias.

Com vergonhosos índices de aprovação, o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que se despede da prefeitura paulistana no final de dezembro, luta para deixar o grupo dos piores administradores da maior cidade brasileira. Para que isso ocorra, Kassab tem apelado a tudo, inclusive projetos absurdos e sem planejamento adequado.

A mais nova invencionice do prefeito paulistano é a criação de uma ciclofaixa na Avenida Paulista, que funcionará aos domingos das 7 às 16 horas, nos dois sentidos da via e próximas ao canteiro central. Para que a implantação do projeto seja bem sucedida, a prefeitura decidiu que algumas ruas da Avenida Paulista serão fechadas aos domingos como forma de garantir a segurança dos ciclistas.

Não se trata de ser contra a medida, mas é preciso reconhecer que São Paulo não é a cidade mais adequada para a prática do ciclismo. Quer por sua conformação geográfica, quer pelo volume de trânsito. A prática do ciclismo é saudável e ecologicamente correta, mas é preciso bom senso ao incentivar atividades dessa natureza. Centro financeiro do País, a Avenida Paulista é via de acesso aos dez mais importantes hospitais da cidade (Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Santa Catarina, Emílio Ribas, Hospital do Coração, 9 de Julho, Sírio-Libanês, Instituto do Coração, Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer de São Paulo).

Gilberto Kassab foi eleito democraticamente, mas não tem o direito de, por meio de medida populista, colocar em risco a vida de pessoas que venha a precisar de atendimento médico de urgência nos mencionados hospitais. É verdade que caminhos alternativos existem, mas segundos perdidos podem significar o fim de uma vida.