Cachoeira usou expertise em jogos ilegais para acessar dinheiro público em empreiteiras

Notório saber – “Cachoeira mostrou o quanto era audacioso ao se associar com Fernando Cavendish e a Delta para movimentar quantia muito maior que o operado com jogos ilegais”, afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) durante reunião da CPI do Cachoeira nesta terça-feira (21). O parlamentar gaúcho questionou os procuradores Léa Batista de Oliveira e Daniel Rezende Salgado sobre a evolução das atividades do contraventor, que migrou dos jogos ilícitos para o acesso a recursos públicos por meio de empresas como a Delta Construção. Os integrantes do Ministério Público atuam nas apurações da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Apesar de a investigação da operação da PF não ter aprofundado os laços de Cachoeira com a Delta, o procurador Daniel Salgado afirmou que não é absurdo vislumbrar a migração da quadrilha de uma atividade ilícita – no caso os caças-níqueis – para o ramo da construção civil com o objetivo de cartelizar um mercado. O próprio procurador mencionou que foram identificadas nas investigações transferências de recursos feitas por Giovani Pereira da Silva, contador da organização, para construtoras e empresas de medicamentos. Entre essas empreiteiras estaria a Brava e a Alberto & Pantoja.

Para Onyx Lorenzoni, Cachoeira o contraventor goiano mirou um setor muito mais lucrativo. Até o momento, na quebra de sigilo de dezesseis empresas a CPI já verificou a movimentação de mais de R$ 300 milhões para empresas supostamente laranjas da Delta e da organização criminosa. Por isso, o deputado democrata pediu rapidez na aprovação da transferência de dados de cerca de dez empresas solicitada por ele na semana passada.

O aprofundamento do braço financeiro da quadrilha foi um dos apelos dos procuradores aos membros da Comissão. Léa Batista e Daniel Salgado relataram como empecilho ao trabalho do Ministério Público a falta de estrutura, as ameaças e chantagens às autoridades que conduzem as investigações. Para os integrantes do Ministério Público, a organização só será integralmente desarticulada quando seu patrimônio for apreendido. Lorenzoni é um dos parlamentares que mais tem buscado destrinchar as movimentações financeiras da Delta, inclusive, fora da região Centro-Oeste, foco do comando da CPI.