Anjo da guarda dos pilotos da Fórmula 1, o neurocirurgião Sid Watkins morre aos 84 anos

Minuto de silêncio – Médico-chefe da Fórmula 1 durante quase trinta anos, o neurocirurgião inglês Sid Watkins morreu na tarde desta quarta-feira (12), aos 84 anos, de causa ainda desconhecida. Ferrenho defensor da segurança na mais badalada categoria do automobilismo mundial, salvou a vida de vários pilotos, como Gerhard Berger, Martin Donnelly, Érik Comas, Mika Hakkinen, Karl Wendlinger, Luciano Burti e Rubens Barrichello.

Na rede microblogs Twitter, o pilto Rubens Barrichello homenageou o médico Sid Watkins. “Devo minha vida ao Prof.Sid Watkins. Foi ele q me salvou em Imola 94. Uma pessoa alegre, competente. Lembrarei sempre de ti amigo. Va com Deus”, escreveu Barrichello, que lembrou o acidente que sofreu nos treinos para o Grande Prêmio de San Marino.

O GP de San Marino foi marcado por dois outros acidentes, um deles inesquecível para os brasileiros: o de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna. Amigo de Senna, o médico Sid Watkins dedicou-se ainda mais, após o fatídico acidente, para a melhoria da segurança da Fórmula 1.

Watkins deixou o cargo de médico-chefe da F-1 em 2005, quando assumiu um cargo na FIA, também ligado às questões de segurança no automobilismo. O médico inglês aposentou-se no final de 2011.