Hormônios, nossos grandes amigos

(*) Régis Salgado –

Até bem pouco tempo, a palavra “Hormônio” causava arrepios tanto nos leigos como em médicos, afinal quem são esses “vilões”?

Hormônios são substâncias químicas, secretadas (fabricadas e liberadas) pelas glândulas endócrinas que controlam o funcionamento de todos os órgãos e processos do organismo, inclusive o crescimento, desenvolvimento e reprodução. A maioria dos Hormônios age em todos os tecidos e acabam desempenhando várias funções e se relacionam entre si, ou seja, um interfere na ação do outro.

E por que tanto receio em relação ao uso do Hormônio?

Acredito que o grande problema nas TRH (Terapias com Hormônios) se deve aos hormônios análogos, hormônios parecidos com os que nosso organismo produz, mas que ao serem utilizados imitam a ação do hormônio e alem de formaroutrassubstanciaschamadasmetabólitosqueacabavamprovocandoalterações no organismo (efeitos colaterais).

Com o passar dos anos, nossas glândulas diminuem a produção de hormônios, causando sérios problemas de funcionamento e provocando envelhecimento precoce. Denominamos esta fase de nossas vidas com o nome de pausas hormonais, sendo as mais conhecidas a Menopausa e a Andropausa, que não são as únicas.

As principais PAUSAS são:

Somatopausa

É a diminuição do hormônio do crescimento, o qual é produzido pela glândula pineal (g. hipófise), a qual se localiza na base do cérebro, e sua produção acontece principalmente à noite, no sono, e em menor quantidade com a atividade física. Este hormônio foi relacionado ao crescimento porque acreditava-se estar ele relacionado somente ao crescimento ósseo. Com os permanentes estudos, hoje conhecemos mais de cem funções deste hormônio.

Após o término do crescimento ósseo, ele continua exercendo muitas outras funções anabólicas e de reparo no organismo humano adulto. Com sua diminuição, após os 30 anos, ocorrerá uma série de eventos degenerativos, dentre outros: diminuição da massa muscular, aumento do percentual de gordura corporal, adelgaçamento da pele, queda de cabelo, aumento do colesterol (LDL colesterol- colesterol ruim) e diminuição do HDL colesterol (colesterol bom), aumento dos riscos cardiovasculares (angina e infarto do miocárdio), diminuição da capacidade imunológica e diminuição da capacidade cerebral, perda da massa óssea e diminuição da qualidade de vida, efeitos que caracterizam o envelhecimento humano.

Andropausa

É a diminuição da testosterona, hormônio masculino, presente tanto nos homens quanto nas mulheres. Contudo, nos homens a produção é maior e é realizada, principalmente, pelos testículos, enquanto nas mulheres, pelas glândulas suprarrenais. Após os 30 anos, a produção de Testosterona começa a diminuir, ocasionando sintomas psíquicos e físicos.

Psíquicos (mentais): má qualidade no sono, insônia, depressão, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, déficit de memória, fadiga, apatia, diminuição dos níveis de energia.

Físicos: obesidade, alteração da composição corporal, diminuição da massa muscular, angina, diminuição da capacidade imunológica, distúrbios de ereção e ejaculação, dores articulares, queda de cabelo, diminuição da massa óssea.

Menopausa

É a diminuição da produção do estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários, através dos óvulos, sendo a produção de responsabilidade do corpo lúteo. Porém, o homem também produz estrogênio nas glândulas suprarrenais, mas em menor quantidade. Atualmente são conhecidas mais de quatrocentas funções, relacionadas a esse hormônio, cujo principal é o estradiol (E2), dentre elas: estimula a produção de colina, acetiltransferase (enzima que atua na prevenção do Mal de Alzheimer), melhora a resistência à insulina, regula a temperatura corporal, previne o catabolismo muscular (deterioração dos músculos), estimula a síntese de miosina (juntamente com a actina forma nossa massa muscular), reduzo risco de catarata, mantém a elasticidade das artérias, dilatador microarterial, aumenta o fluxo sanguíneo, inibe a agregação plaquetária (formação de coágulos), reduz a deposição da placa ateromatosa (depósitos de gordura dentro das artérias), aumenta a captação orgânica de magnésio, mantém as concentrações fisiológicas de colágenos na pele, hipotensor (reduz a pressão arterial), reduz o LDL (colesterol ruim), inibe a oxidação do LDL, mantém na qualidade e a quantidade da memória, aumenta o poder de criatividade, melhora as atividades motoras de refinamento, mantém a firmeza e a elasticidade da pele, aumenta o HDL (colesterol bom), reduz em até 60 % os riscos de doenças cardiovasculares (angina, infarto, etc.), eleva os níveis de energia, potente antidepressivo, melhora o humor, eleva a capacidade de concentração, mantém a densidade mineral óssea, aumenta o interesse sexual, reduz a homocisteína, reduz o risco de câncer colorretal, reduz a perda dental, poderoso indutor da síntese de serotonina (hormônio produzido pela mucosa intestinal, responsável pela alegria e felicidade), elimina a irritabilidade, potente ansiolítico, reduz a sensibilidade à dor e em associação ao estriol (E3) reduz o câncer de mama.

Tireopausa

É a diminuição dos hormônios da tireóide (T3 E T4), conhecida por hipotiroidismo. 20% do T3 são produzidos na tireóide e 80%, nos tecidos periféricos. O T4 é totalmente produzido pela tireóide. O hipotiroidismo caracteriza-se pelos seguintes sintomas: obesidade, hipotensão (diminuição da pressão arterial), hipotermia (diminuição da temperatura corporal), hiporreflexia (diminuição dos reflexos), letargia (diminuição da atividade cerebral), incapacidade de concentração, depressão, agitação, fadiga matinal, constipação, cefaléia, ressecamento da pele, queda de cabelo, voz arrastada e grossa, ansiedade, pânico, túnel do carpo, insônia.

Adrenopausa

É a diminuição do hormônio chamada de DHEA (DEHIDROEPIANDROSTERONA), produzido nas suprarrenais e cérebro, é o mais abundante esteróide humano pró-hormônio para vários esteróides anabólicos, sua diminuição está associada a: obesidade (com mais perda do DHEA), diabetes tipo II, disfunção imunológica, câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, depressão, perda do bem estar, redução da libido, disfunção erétil (perda da ereção masculina), osteoporose.

Eletropausa

É a diminuição do hormônio pregnenolona, um dos mais importantes do corpo humano, essencial em qualquer idade. Produzido no cérebro, nas mitocôndrias e suprarrenais, é o hormônio mais abundante no cérebro, rápido e cumulativo declínio após os 30 anos, declínio até 75% após os 60 anos. Principais funções: responsável pelo equilíbrio excitação-inibição do sistema nervoso central, eleva a resistência ao estresse, eleva a capacidade física, eleva a capacidade mental, acelera a transmissão do impulso nervoso, aumenta a interconectividade neural, eleva a capacidade de memória, reduz a sensibilidade à dor, reduz a resposta inflamatória.

(*) Régis Salgado é médico endocrinologista