Condenação de quadrilha reafirma a cidadania e reforça a democracia brasileira, diz Freire

Decisão esperada – Presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) afirmou na segunda-feira (22) que a condenação pelo Supremo Tribunal Federal da cúpula do PT pelo crime de formação de quadrilha é um marco histórico para o fortalecimento da democracia no Brasil. Denunciados no processo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoino, e o ex-tesoureiro da legenda, Delúbio Soares, e outros oito réus foram considerados culpados por seis dos quatro ministros do STF. Os três “cabeças” já haviam sido condenados antes por corrupção ativa.

“O momento é de afirmação nítida da cidadania, talvez comparável ao período dos anos 80, em que a ditadura militar foi derrotada e o Brasil conquistou a liberdade e a democracia”, afirmou o presidente nacional do PPS, para quem a condenação de poderosos, que se julgavam acima da lei, trouxe emoção e contagiou toda a sociedade.

Definitivamente, ressalta Freire, o STF decidiu que nos tempos do governo Lula houve uma quadrilha no centro do poder que praticou crimes de corrupção que atentaram contra as instituições democráticas do país. “Líderes do PT e figuras de destaque do governo Lula foram condenados pela prática de crimes comuns, bem como banqueiros e publicitários que se associaram para comprar parlamentares e partidos e com isso formarem uma base de sustentação para o governo petista”.

Com o resultado do julgamento, avalia o presidente do PPS, passamos a vislumbrar um futuro melhor para o país. “É um momento em que a democracia da República Brasileira se afirma. Mostra que podemos estar construindo uma sociedade em que o poderoso não esteja acima da lei e que a impunidade deles não seja a regra”, afirma Freire.

Julgamento marca o PT como ficha suja

Para o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), a condenação de José Dirceu e seu bando, como definiu o STF, marca o PT como partido da “ficha suja”. “Após o julgamento, fica na bandeira do PT a marca indelével da corrupção. Está provado para a história que, no poder, o partido se rendeu às práticas inescrupulosas da baixa política e montou uma quadrilha no seio da administração federal”, disse Bueno.

O parlamentar espera agora que as penas contra os condenados sejam exemplares. “Um crime como esse, que contou com o repúdio de toda a sociedade e com a condenação do STF, merece castigo exemplar para que nunca mais se repita”, afirmou o líder do PPS.

Penas e denúncia contra Lula

Na mesma linha, Roberto Freire diz que agora é momento de aguardar a definição das penas e a prisão dos criminosos. Além disso, ressalta, outros capítulos virão. “O assunto mensalão ainda não acaba aqui, pois existem vários processos vinculados ao caso que tramitam na primeira instância. O PPS, e creio que a oposição como um todo, pedirá que se apure o que já revelou um dos condenados (o publicitário Marcos Valério): que o chefe efetivo da quadrilha não era Zé Dirceu, mas Lula”, finalizou o presidente do PPS.