Reunião para discutir a onda de violência em São Paulo foi antecipada para esta terça-feira

Alça de mira A reunião entre o governador Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e representantes do governo de São Paulo foi antecipada para esta terça-feira (6). Inicialmente agendado para quarta-feira (7), o encontro acontecerá às 13 horas no Palácio dos Bandeirantes e contará com a participação dos secretários da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, e da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

Como anunciou anteriormente, Ferreira Pinto recusará a oferta de tropas federais para ocupar comunidades carentes, reduto de traficantes e integrantes da facção criminosa que domina os presídios paulistas. O secretário já sinalizou que aceitará a troca de informações na área de inteligência. Lourival Gomes, por sua vez, acertará com o ministro da Justiça a transferência dos líderes da facção criminosa para presídios federais.

A proposta de enviar a São Paulo tropas federais é uma tentativa oportunista de enfraquecer o governo de Geraldo Alckmin e desestruturar a segurança pública do mais importante estado da federação. Qualquer contingente que fosse enviado a São Paulo pouco representaria perto da tropa de 130 mil policiais, entre militares e civis. O governo de São Paulo quer autorização para que a Polícia Militar possa atuar nas rodovias federais que cortam o estado, área restrita da Polícia Rodoviária Federal.

Cardozo levará ao governador um relatório atualizado do setor de inteligência da Polícia Federal sobre a atuação da facção criminosa PCC dentro e fora dos presídios.

Na verdade, a solução da crise que se instalou na segurança pública é resolvida com a presença de policiais diuturnamente nas ruas da maior cidade brasileira e do seu entorno.