Após acidente vascular cerebral, retorno de Edison Lobão ao ministério depende dos médicos

No estaleiro – Ministro de Minas e Energia, o maranhense Edison Lobão está afastado da pasta desde que sentiu-se mal em Brasília, após viagem a Manaus, e foi levado às pressas para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na capital paulista, os médicos detectaram uma grave infecção provocada por bateria desconhecida, mas em seguida o ministro sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o que prolongou sua permanência no hospital.

Nesta terça-feira (20), Lobão está em São Paulo para nova avaliação médica, com a esperança de receber alta para reassumir o ministério, que continua sob o comando do secretário-executivo Márcio Zimmermann.

Ainda não é certo que Edison Lobão volte à Esplanada dos Ministérios, pois o AVC, mesmo que leve, deixou pequena sequela na fala do ministro. A saída de Edison Lobão (PMDB-MA) da pasta de Minas e Energia já era esperada, pois a presidente Dilma Rousseff contava com a ida do maranhense para a presidência do Senado em 2013. Com o problema de saúde de Lobão, o PMDB lançou o senador Renan Calheiros como candidato à presidência da Casa.