Guido Mantega repete a fracassada profecia do ano passado e diz que economia crescerá 4% em 2013

Fio trocado – A capacidade do governo federal de enganar a sociedade chega a ser acintosa. Sem dar importância ao cenário internacional, em especial o da União Europeia que passa por profunda crise econômica, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, disse nesta sexta-feira (23) que a economia nacional está em processo de desintoxicação.

Durante evento na capital paulista, Mantega afirmou que em 2013 a economia deverá crescer na casa dos 4%. É importante lembrar que o próprio ministro usou o mesmo discurso no começo deste ano e a profecia fracassou.

O Brasil passa por um sério processo de desindustrialização, a inflação continua resistente, o endividamento das famílias é recorde e a inadimplência está nas alturas. O IPI reduzido para os automóveis termina em 31 de dezembro e o setor automobilístico deve encolher. Fora isso, com o desaquecimento de muitas economias ao redor do planeta, as exportações brasileiras deverão diminuir proporcionalmente. Tanto é assim, que o setor está cauteloso em relação a 2013.

Medidas pontuais, como as adotadas pelo governo do PT, pouco resolve uma crise profunda e globalizada. É preciso mudanças estruturais na economia, algo que o Palácio do Planalto se recusa a fazer. Prova maior é o não cumprimento por parte do governo do superávit primário. Essa fórmula milagrosa que começou na era Lula ainda produzirá efeitos devastadores.