Preocupados com calote, bancos apelam à renegociação das taxas de juro de contratos imobiliários

Melhor remediar – Há alguns meses, o ucho.info alertou para o fato de que a inadimplência começava a rondar o setor imobiliário, que nos últimos anos cresceu no vácuo do crédito fácil, invencionice que saiu da massa cinzenta do então presidente Luiz Inácio da Silva. Na ocasião destacamos que a continuar naquele ritmo, o mercado imobiliário poderia enfrentar, respeitadas as devidas proporções, uma situação semelhante à do “subprime” norte-americano, que levou muitos bancos dos Estados Unidos à bancarrota e deflagrou uma crise que se alastrou pelo planeta em 2008.

Para evitar surpresas, os bancos brasileiros decidiram renegociar as taxas de juro dos contratos imobiliários, o que tem rendido boa economia aos que compraram a casa própria. Não se trata de um ato de benevolência por parte dos banqueiros, que sabem muito bem o risco que correm com a economia brasileira em frangalhos e com expectativa de crescer mísero 1% em 2012.

Como em qualquer parte do mundo, a economia brasileira é uma bicicleta que não permite que o ciclista pare de pedalar, pois se isso acontecer em algum momento o último que sair que trate de apagar a luz.

O PT há dez anos brinca de governar, produzindo esmolas sociais e dedicando-se seguidos escândalos de corrupção, muitos dos quais ainda virão à tona. Como sempre afirmamos, os petistas tem conhecida ojeriza ao planejamento, pois tudo o que está acontecendo na economia nacional é fruto da teimosia e da incompetência dos companheiros, que continuam acreditando que o partido é a única solução para o planeta