Democratas quer levar envolvidos na operação Porto Seguro ao Congresso Nacional

Olho no olho – O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentou, na terça-feira (4), novos requerimentos para ouvir pessoas envolvidas na operação Porto Seguro. Lorenzoni pede a ida da ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha, e dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, ex-diretores das Agências Nacional de Água (ANA) e da Aviação Civil (ANAC) às Comissões de Segurança Pública e Fiscalização e Controle. Os requerimentos devem ser votados amanhã (5) nas reuniões ordinárias das comissões.

“O país precisa de uma explicação a respeito desta quadrilha que se instalou na antessala do gabinete presidencial. Essa secretária que tinha um superpoder que permitiu articulação e organização dessa quadrilha. Eu não entendo porque que ela foi poupada de estar também indiciada como quadrilheira porque a transação dela era permanente com os irmãos”, afirmou Lorenzoni após participar de audiência pública conjunta nas Comissões de Segurança Pública e Fiscalização com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O parlamentar defende, inclusive, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para aprofundar as investigações relativas à operação. “Esse processo mereceria uma CPMI para que a gente pudesse trazer as pessoas que têm explicações a dar. Por que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva bancou e a presidente Dilma aceitou manter uma pessoa que se revela, nesse momento, capaz de construir um esquema de corrupção tão grande e perpassando todos os poderes do governo federal praticamente?”, justificou se referindo a Rosemary de Noronha.

Nesta quarta-feira, os deputados também devem apreciar o convite de Cyonil Borges, ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) na comissão de Fiscalização. Também podem ser votadas as convocações dos ministros da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams nas duas comissões (Fiscalização e Segurança Pública).