Lionel Messi e a norte-americana Abby Wambach são escolhidos pela FIFA os melhores do mundo de 2012

Reis da bola – Em evento de gala que reuniu as principais estrelas do futebol mundial, em Zurique, na Suíça, a FIFA escolheu o melhor jogador de 2012. Como já era esperado, o argentino Lionel Messi foi o escolhido e arrebatou o prêmio pela quarta vez consecutiva. Com o atacante do Barcelona FC concorriam o atacante português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e o meia espanhol Andrés Iniesta (Barcelona).

Longe de ser alcançado pelos concorrentes na disputa pala Bola de Ouro, pelo menos por enquanto, Messi é um jogador completo dentro e fora dos gramados. Entre as quatro linhas, Lionel Messi faz a diferença com um jeito particular de jogar, em que mistura velocidade e a manutenção da bola sempre próxima ao pé, o que dificulta sobremaneira o trabalho dos zagueiros adversários.

O melhor treinador de futebol masculino em 2012 foi Vicente del Bosque, técnico da seleção espanhola. Pep Guardiola e José Mourinho eram os outros concorrentes.

Os jogadores escolhidos para a melhor seleção da FIFA são Iker Casillas (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Piqué (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Xabi Alonso (Barcelona) Xavi (Barcelona), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo ( Real Madrid) e Falcao García (Atlético de Madri).

Na categoria feminina a vencedora foi a atacante norte-americana Abby Wambach, que concorreu com Alex Morgan (EUA) e a brasileira Marta. A melhor treinadora de futebol feminino foi para a sueca Pia Sundhage, que comanda a seleção dos Estados Unidos.

O eslovaco Miroslav Stoch venceu o prêmio Puskás pelo gol mais bonito de 2012. Na disputa com o atacante do Fenerbahçe estavam o brasileiro Neymar e o colombiano Falcão García.