Saudável, espinafre é fonte natural de sais minerais e rico em vitaminas

O rei da horta – Devido às substâncias nutritivas, o espinafre é um alimento muito recomendado pelos nutricionistas. Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, propriedades que transformam o alimento em uma fonte fundamental de nutrientes para a formação dos dentes, dos ossos, construção muscular, conservação da visão e coagulação sanguínea.

O alimento também é indicado para crianças e gestantes, pois previne a anemia e a desnutrição. Fonte de ácido fólico, uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto, ajuda na manutenção da memória, para fluência da fala e rápido processamento das informações.

Outra substância muito importante são os nitratos, muito abundantes nessa hortaliça, que agem e chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células. Funciona como se ingeríssemos combustível nos músculo, facilitando seu funcionamento com mais eficácia.

Usando nas mais variadas receitas, para aproveitar os nutrientes presentes no espinafre, é importante que o consumo seja realizado nas principais refeições do dia. Uma dica é que o espinafre tenha um período mínimo de cozimento, pois assim mantém suas propriedades conservadas.

(*) Sempre Saúde é especializada em medicina preventiva, gestão de afastados e monitoração de pacientes crônicos.