Procura por acupuntura no SUS cresceu 429% nos últimos cinco anos; tratamento tem resultados excelentes

Alternativa eficiente – O número de procedimentos de acupuntura realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país cresceu 429% em cinco anos. Em 2007, foram feitas 97.274 sessões, enquanto que neste ano, até setembro, foram 514.659 — incluindo as realizadas com agulhas, ventosas ou por eletroestimulação. As aplicações de acupuntura feitas exclusivamente com agulhas somam mais da metade dos casos de 2012, que de acordo com levantamento do Ministério da Saúde alcançou a marca de 369.320 atendimentos.

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, sistema que busca prevenir e tratar doenças por meio de um conjunto de práticas que inclui fitoterapia, exercícios físicos e alimentação adequada. Tratamento terapêutico, a acupuntura foi declarada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco, em 19 de novembro de 2010.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico, baseado nos ensinamentos clássicos da medicina tradicional chinesa e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos de acordo com cada caso. As agulhas são introduzidas, muitas vezes com baixas correntes elétricas que as aquecem, em pontos específicos, desbloqueando o fluxo da força vital e retomando o equilíbrio entre o “yin” e o “yang” (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos, calor e frio, excesso e deficiência).

Estudos já comprovaram que a acupuntura alivia dores e sintomas dos mais diversos, além de ser utilizado com grande percentual de sucesso contra o tabagismo. No caso da dor, a acupuntura interrompe a sensação desconfortante, provocando analgesia através do sistema nervoso central.

De acordo com dados oficiais, no estado de São Paulo, por exemplo, foram registrados 39.631 atendimentos de acupuntura na rede pública, em 2007, ao passo que no ano passado (2012), até o mês de setembro, o número de atendimentos saltou para 219.988, o que representa um aumento de 455%.

O acesso às sessões de acupuntura é oferecido principalmente nas unidades básicas de saúde, que são responsáveis por 70% dos atendimentos, seguido por 25% dos atendimentos feitos nas unidades especializadas (ambulatórios específicos) e 5%, nos hospitais (nos cuidados paliativos). As principais indicações da técnica são alívio da dor crônica — como hérnias de disco, artrites e enxaquecas —, melhora da função respiratória, insônia, ansiedade, depressão e redução dos sintomas como dormência e enjoos em pacientes com câncer.

Tem o nosso irrestrito endosso

Como sabem os nossos leitores, no ucho.info não se faz jornalismo de encomenda, mas não hesitamos em recomendar um profissional quando temos certeza da sua competência e confiamos no seu trabalho, assim como fazemos em relação a produtos e serviços.

Discípula de um dos mais respeitados acupunturistas do País e com estudos na China, Laura Coelho é uma profissional respeitada e reconhecida, com centenas de casos com eficiência comprovada, também na área do combate ao tabagismo.

Aos que nunca experimentaram essa milenar forma de tratamento, vale à pena tentar, pois Laura Coelho é considerada por muitos a “rainha das agulhas”.

Serviço:
Laura Coelho Terapias Tradicionais
Rua Helena, 280 – 7º andar – conjunto 711
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3849-3344
www.lauracoelho.com.br