Brasileiros que vivem no exterior desistem de voltar ao País e criticam governo por causa da crise

Pé no freio – A grave situação porque passa a economia brasileira tem feito o País ser alvo de comentários duros e desanimadores no exterior. E as opiniões, quase uníssonas, não são de analistas econômicos ou profissionais do mercado financeiro, mas de pessoas que se interessam por política internacional e na última década acompanharam a trajetória da economia verde-loura.

Há quatro anos, mais precisamente em meados de 2009, muitos brasileiros que em tempos outros foram ao exterior em busca do sonho dourado começaram a planejar o caminho de volta para casa, impulsionados pela crise internacional. Acreditaram no ufanismo irresponsável de Lula, que circulava pelo planeta abraçado a uma bolha de virtuosismo que começa a estourar e produzir estragos que colocam em xeque todos os títulos e honrarias que recebeu na última década, na condição de derradeiro salvador do universo.

Em Miami, que um dia foi a mais brasileira das cidades norte-americanas, os nascidos na terra descoberta por Pedro Álvares Cabral mudaram os planos e, desfeitas as malas do retorno, agora fazem duras e severas críticas ao governo do PT. Em Nova York e New Jersey a situação não é diferente. Apesar de todos os problemas enfrentados pelos Estados Unidos nos últimos anos, em decorrência da crise do subprime, voltar ao Brasil só mesmo para visitar a família.

Em todos os níveis sócio-econômicos da comunidade brasileira nos EUA o discurso é único e desanimador. Só se fala na derrocada da economia e a falta de capacidade do governo para resolver estancar a crise que aumenta a cada dia, mas que mesmo diante das incontestáveis evidências o Palácio do Planalto insiste em negar.

Como se não bastasse a crise que se alastra, a constante e crescente ameaça à liberdade e os intermináveis casos de corrupção têm levado os brasileiros a pensar novamente em deixar o País, onde já está cada vez mais impossível viver de formam minimamente digna. Apenas a parcela da população que se diverte com o crédito fácil continua acreditando que a louca terra de Macunaíma é o Eldorado perdido.

Por questões eleitorais, visando às eleições de 2014, o PT tem reforçado o discurso mentiroso de que na última década o Brasil foi redescoberto e despertou para o progresso, mas a realidade do cotidiano, comprovada seguidamente pelos números da economia, é assustadora.