Previsões do mercado financeiro para a inflação e o PIB desmontam os discursos mentirosos do Planalto

Desmentindo o governo – Consultados pelo Banco Central, os economistas do mercado financeiro reduziram, na última semana, a previsão para o crescimento da economia em 2013 e também reforçaram a expectativa de alta da inflação neste ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (4).

De acordo com o boletim do BC, que traz as previsões dos economistas de mais de cem instituições financeiras, a previsão de crescimento Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 recuou de 3,10% para 3,09% na última semana. Para 2014, porém, a previsão de crescimento econômico subiu de 3,60% para 3,65%.

Há dias, o IBGE informou que a expansão do PIB em 2012 alcançou a pífia marca de 0,9%, pior índice desde 2009. Para 2013, o ministro Guido Mantega (Fazenda) repetiu as previsões do ano passado e disse que o crescimento econômico ficaria acima de 4%, mas foi obrigado a rever para baixo sua estimativa ufanista, adotando um discurso que aponta avanço do PIB entre 3% e 4%.

Em relação à inflação deste ano, medida pelo IPCA, o mercado financeiro subiu a projeção de 5,69% para 5,70% na última semana. Para 2014, a expectativa do momento em relação ao IPCA ficou estável em 5,50%.

As projeções dos analistas do mercado financeiros mostram que a presidente Dilma Rousseff lançou mais um embuste ao chamar de “mercadores do pessimismo” os que enxergam a dura realidade do cotidiano como ela é de fato é. Esse discurso mentiroso de Dilma, que serve apenas como ferramenta eleitoral para 2014, é o mesmo de Guido Mantega, que depois do vergonhoso avanço do PIB no ano passado surgiu em cena para afirmar que a estratégia do governo é fazer a economia crescer gradualmente.