No prumo – Gustavo Kuerten foi submetido, no último final de semana, a um implante de prótese de quadril, para solucionar definitivamente a lesão responsável por sua despedida do circuito profissional, em 2008. O ex-número 1 do tênis mundial está sendo atendido pela equipe chefiada pelo médico Richard Canella, cirurgião responsável pelo procedimento, realizado em Florianópolis. Segundo Canella, que divulgou boletim médico nesta segunda-feira (11), “os controles radiográficos comprovam que a cirurgia no quadril direito foi um sucesso. Correu tudo muito bem e dentro de seis meses o Guga poderá voltar às quadras”, declarou.
Em treze anos no circuito mundial do tênis, o tricampeão passou por duas operações no quadril, em fevereiro de 2002 e setembro de 2004. Mesmo convivendo frequentemente com dores, Guga continuou disputando os torneios e encerrou a carreira profissional com 20 títulos no circuito mundial da ATP, entre eles três Grand Slams (Roland Garros), um Master Cup e cinco Masters Series. Além de ter alcançado a liderança do ranking mundial em dezembro de 2000, posição ocupada por 43 semanas.
Nas primeiras cirurgias os médicos removeram a cartilagem desgastada da região e um problema ósseo. Desta vez a equipe médica optou pelo implante de uma prótese de titânio com superfície de atrito em cerâmica. “Nossa intenção é de que o Guga volte a jogar tênis livre das dores que o incomodavam e limitavam suas atividades”, explicou o médico Richard Canella. Gustavo Kuerten deve destinar os próximos meses à recuperação.