Risotto de camarão e ervilha com manjericão e hortelã

Dos deuses – A receita abaixo é do chef Jamie Oliver e uma das preferidas do editor pela mistura bem dosada de perfumes e sabores, sem falar nos camarões. É importante lembrar que mesmo sendo um risotto, neste caso aconselha-se a não utilizar queijo parmesão, que não combina com frutos do mar.

Se optar por ervilha fresca, use a vagem para dar cor e sabor ao caldo do risotto. A receita também cai bem com ervilhas congeladas, de preferência Bonduelle. Para acompanhar um vinho Sauvignon Blanc ou Chardonay, sempre servido na temperatura recomendada pelo produtor.

Ingredientes

1 litro de caldo de peixe ou camarão
1 colher de azeite
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
½ cabeça de salsão
400g de arroz para risoto
2 taças de vinho branco seco
Sal e pimenta a gosto
100g de manteiga
3 punhados de ervilhas frescas
450g de camarão limpos e descascados
1 punhado de manjericão fresco picado
½ punhado de hortelã fresca picada
Suco de 1 limão

Modo de fazer

Etapa 1

Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite, adicione a cebola, o alho e o salsão. Refogue por cerca de 4 min. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2

Neste ponto, o arroz começará a fritar, portanto, mexa lentamente com uma colher. Depois de 1min, ele ficará levemente translúcido. Adicione o vinho e continue a mexer – o aroma será fantástico! O sabor forte de álcool irá evaporar, deixando o arroz com uma essência deliciosa. Em outra panela, frite metade das ervilhas com 30g de manteiga e um pouco de caldo. Cozinhe até que fique tenras.

Etapa 3

Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma boa pitada de sal. Abaixe o fogo até uma fervura leve para que o exterior do arroz não fique cozinho muito rapidamente. Continue a adicionar conchas de caldo, misturando e quase massageando o creme desprendido pelo arroz. Espere que cada concha seja absorvida antes de entornar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente o arroz – está cozido? Continue a acrescentar o caldo até que o arroz esteja tenro com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Adicione ao arroz as ervilhas e os camarões e cozinhe em fogo brando por 2 min.

Etapa 4

Retire a panela do fogo e adicione o restante da manteiga. Misture delicadamente. Coloque uma tampa na panela e deixe descansar por 2 – 3 minutos. Está é a parte mais importante ao se preparar um risoto, já que é quando ele ficará absurdamente cremoso como deve ser. Misture as ervas frescas, esprema o suco de limão e regue com um bom azeite. Coma o mais rápido possível, enquanto o risoto conservar a sua textura perfeita.

Dicas

O tempo de preparo é de aproximadamente 1hora e a receita é ideal para quatro pessoas com apetite acima da média ou para seis em porções normais. Mas é quase impossível não repetir esse risotto. Aos adeptos da pimenta do reino, um pouco da branca moída na hora sobre o risoto quente exala um perfume interessante.